HOME > Economia

Mercadante vê impacto do IOF, mas aponta juros altos como maior obstáculo e defende papel de Haddad

Presidente do BNDES falou em evento promovido pelo Brasil 247, Agenda do Poder e BNDES

Aloizio Mercadante (Foto: André Telles/BNDES)

247 - O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, reconheceu nesta segunda-feira (26) que o aumento do IOF em determinadas situações provoca impactos sobre a indústria, mas apontou para os juros elevados como o principal entrave econômico enfrentado pelo país. 

“Temos impacto de IOF dessa medida recente, mas nós já tivemos IOF muito mais alto que esse que está aí. E o IOF tem uma função de contração monetária, porque aumenta o custo do crédito. Mas a Selic gera dívida, e o IOF gera receita, diminui o problema da relação dívida/PIB na sustentabilidade”, disse Mercadante no evento Nova Indústria Brasil, promovido pelo Brasil 247, Agenda do Poder e BNDES. 

Em seu discurso, Mercadante também defendeu a atuação de Haddad à frente da Fazenda, afirmando que o ministro precisa ser defendido. Segundo Mercadante, Haddad é um "grande ministro". “Tem uma responsabilidade imensa, uma visão estratégica e o compromisso com os valores republicanos, com o bem público. Não tem poupado esforços pessoais. […] Nós temos dado todo o apoio e vai continuar assim. Força e estamos juntos, Haddad!”.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...