Lula vai lançar novo vale-gás na maior favela de BH
Programa "Gás do Povo" será lançado no Aglomerado da Serra, visando alcançar 15,5 milhões de famílias em todo o Brasil
247 - Em um momento descrito por aliados como sendo o “modo campanha total”, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve lançar o novo vale-gás no Aglomerado da Serra, maior favela de Belo Horizonte, em Minas Gerais. A expectativa é que o evento ocorra na próxima quinta-feira, 4 de setembro. Segundo a coluna do jornalista Valdo Cruz, do g1, a escolha do local, com cerca de 50 mil moradores, foi sugerida pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que é natural de Minas Gerais.
O novo programa, intitulado “Gás do Povo”, será enviado ao Congresso Nacional por meio de uma Medida Provisória (MP) e tem como principal objetivo beneficiar 15,5 milhões de famílias em 2026. O custo total do programa é estimado em R$ 5 bilhões, e, inicialmente, o governo havia projetado alcançar até 17 milhões de famílias, mas o número foi ajustado. A ideia de batizar o programa como “Gás pra Todos” foi abandonada, e o nome foi alterado para reforçar o caráter inclusivo da iniciativa.
Ministros e aliados próximos ao presidente apontam que Lula tem intensificado seu discurso eleitoral. Em reunião com seu gabinete, o presidente não apenas cobrou maior lealdade de ministros do Centrão, como também afirmou que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), será um dos principais adversários nas eleições presidenciais de 2026. Lula também aproveitou o momento para ironizar outras pré-candidaturas da oposição e ler uma carta de Getúlio Vargas, com um tom nacionalista, marcando o lançamento do novo slogan de sua gestão: “Governo do Brasil: do lado do povo”.
Ainda conforme a reportagem, o lançamento do “Gás do Povo” será um dos pilares da campanha de Lula, que, em sua estratégia eleitoral, conta com outros benefícios sociais, como a gratuidade na conta de luz para famílias de baixa renda e a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil mensais. Tais medidas, que visam a melhoria das condições de vida da população mais vulnerável, são vistas como ações-chave para fortalecer a imagem do governo junto ao eleitorado.
O lançamento do programa é especialmente significativo para Minas Gerais, estado que possui o segundo maior colégio eleitoral do Brasil e costuma ser decisivo em eleições presidenciais apertadas. Além disso, o estado é governado por Romeu Zema (Novo), um dos pré-candidatos da direita à presidência.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Vote agora no Brasil 247 no iBest 2025
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: