Lula: é "pobreza de espírito" misturar votação da MP 1303 com eleição
Presidente disse esperar que Congresso dê uma "demonstração de maturidade" e cumpra com os acordos firmados sobre o tema
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira que contaminar a votação da Medida Provisória 1303, que trata da taxação de aplicações financeiras, com o clima eleitoral para 2026 é uma "pobreza de espírito".
O governo corre contra o tempo para destravar a votação da MP, em meio ao que considera "sabotagem" da oposição, de governadores e de que partidos do centrão, que não estariam cumprindo acordos firmados nas negociações por motivos políticos.
"Eu espero que o Congresso dê uma demonstração de maturidade. É uma bobagem colocar isso como questão eleitoral", disse Lula em entrevista a repórteres após participar de evento no Palácio do Planalto.
"Se alguém quer misturar isso com eleição, eu sinceramente só posso dizer que é uma pobreza de espírito extraordinária", acrescentou.
Editada em junho na intenção de compensar a perda de arrecadação após o governo recuar de parte do aumento de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), a proposta precisa ser votada ainda nesta quarta-feira pelos plenários da Câmara e do Senado ou perde a validade.