TV 247 logo
      HOME > Economia

      Lula autoriza plano de resposta econômica à tarifa de 50% dos EUA sobre exportações brasileiras

      Medidas incluirão proteção a trabalhadores, linhas de crédito e estímulo a setores mais impactados

      Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participam de cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília - 27/11/2024 (Foto: REUTERS/Adriano Machado)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizou a adoção de medidas previstas no plano de contingência elaborado pela equipe econômica como reação à nova tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre parte das exportações brasileiras.

      Segundo a CNN Brasil, com o aval de Lula, a Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) já estão elaborando as notas técnicas necessárias para viabilizar a implementação das ações. O plano prevê respostas a diferentes cenários, considerando os impactos setoriais da medida do governo Donald Trump.

      Dentre as propostas analisadas, estão iniciativas voltadas à proteção dos trabalhadores, ampliação de linhas de crédito e compras governamentais de produtos de setores alimentícios diretamente afetados pelas tarifas. O objetivo, segundo o governo, é minimizar prejuízos e garantir suporte especialmente aos pequenos empresários.

      No mesmo dia em que a tarifa entrou em vigor, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou que o plano de contingência seria entregue ao presidente até o fim do dia. “As medidas serão voltadas, principalmente, para os pequenos empresários que não têm alternativa aos Estados Unidos”, declarou Haddad na ocasião.

      A alíquota estadunidense, de 50%, passou a valer na quarta-feira (6) e incide sobre 35,9% das exportações do Brasil destinadas ao mercado dos Estados Unidos, conforme dados preliminares do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

      Apesar do impacto significativo, cerca de 700 produtos brasileiros foram poupados da taxação. Entre os itens isentos, destacam-se aviões, celulose, suco de laranja, petróleo e minério de ferro — setores estratégicos que permanecerão com acesso ao mercado norte-americano sem a sobretaxa.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...