EUA ameaçam países importadores de petróleo russo em anúncio de sanção contra a Índia
Casa Branca impõe tarifa extra de 25% à Índia e diz que poderá punir outras nações que mantêm laços energéticos com a Rússia
247 - Os Estados Unidos escalaram sua política de sanções econômicas ao anunciar, nesta quarta-feira (6), uma nova ofensiva contra países que mantêm relações comerciais com a Rússia no setor de energia. Segundo noticiou a agência Sputnik, a Casa Branca aplicará uma tarifa adicional de 25% sobre as importações de petróleo oriundas da Índia e deixou claro que medidas semelhantes poderão ser impostas a qualquer nação que continue comprando petróleo russo, seja de forma direta ou indireta.
A medida, que entrará em vigor em 27 de agosto, foi formalizada por meio de um decreto executivo. No texto, o governo dos EUA afirma que a importação de petróleo da Federação Russa representa uma "ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional e à política externa dos EUA".
O decreto vai além da sanção à Índia. Ele estabelece um mecanismo para punir outros países que desafiem as diretrizes de Washington nesse tema. Um novo órgão de supervisão será criado para identificar quais nações ainda mantêm relações energéticas com Moscou. O grupo, composto por secretários e altos funcionários da administração, deverá recomendar as ações a serem adotadas contra os eventuais alvos.
O texto também faz uma ameaça explícita: "Se um país estrangeiro tomar medidas retaliatórias contra os EUA em resposta a essa ação, posso alterar este decreto para garantir a eficácia das medidas nele prescritas", diz o documento assinado pela presidência.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: