Primeiro-ministro da Índia visitará China pela primeira vez em 7 anos
A visita ocorre no momento em que aumentam as tensões com os Estados Unidos
247 - O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, visitará a China pela primeira vez em mais de sete anos, informou uma fonte do governo nesta quarta-feira, em mais um sinal de distensão diplomática com Pequim, no momento em que aumentam as tensões com os Estados Unidos. As informações são da Reuters.
Modi irá à China para participar de uma cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (SCO, na sigla em inglês), uma entidade multilateral, que começa em 31 de agosto, disse à Reuters uma fonte do governo com conhecimento direto do assunto. O Ministério das Relações Exteriores da Índia não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
A viagem ocorrerá em um momento em que o relacionamento da Índia com os EUA enfrenta sua crise mais séria em anos, após o presidente Donald Trump impor as tarifas mais altas entre os países asiáticos sobre produtos importados da Índia e ameaçar com uma nova penalidade, ainda não especificada, devido às compras indianas de petróleo russo.
A visita de Modi à cidade chinesa de Tianjin para a cúpula da SCO — uma organização político-segurança eurasiana que inclui a Rússia — será a primeira desde junho de 2018. Desde então, as relações entre China e Índia se deterioraram significativamente após um confronto militar ao longo da fronteira himalaia disputada, em 2020.
Modi e o presidente chinês Xi Jinping mantiveram conversas à margem da cúpula do BRICS na Rússia, em outubro, o que levou a um início de reaproximação. Os dois gigantes asiáticos estão agora gradualmente reduzindo tensões que vinham dificultando as relações comerciais e o trânsito de pessoas entre os países.
Trump ameaçou aplicar uma tarifa adicional de 10% sobre importações de países membros do BRICS — que inclui a Índia — por, segundo ele, "alinharem-se a políticas antiamericanas".
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: