'BNDES vai apoiar as empresas afetadas pelas tarifas dos EUA', diz Mercadante
Presidente do banco de fomento também disse que o Brasil precisa manter diálogo e diversificar exportações diante das medidas de Washington
247 -O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, afirmou que a instituição está preparada para dar suporte às empresas brasileiras que forem prejudicadas pelas medidas tarifárias anunciadas pelo governo dos Estados Unidos. A declaração foi feita em meio ao ato público em defesa da soberania nacional, realizado no Largo de São Francisco, tradicional reduto da luta democrática em São Paulo.
“O BNDES vai estar presente, vai apoiar, como nós fizemos recentemente no Rio Grande do Sul”, destacou Mercadante, referindo-se ao pacote emergencial de socorro após a catástrofe ambiental no estado. Segundo ele, o banco destinou R$ 29 bilhões para impulsionar a recuperação local, medida que, conforme relatou, teve efeitos positivos na economia.
“A economia cresceu 4,9%. O desemprego foi o menor da história, 4,1%, e o Brasil cresceu 3,4%. Então, o Rio Grande do Sul se recuperou porque teve crédito, teve suspensão do pagamento de giro, teve apoio para capital, para investimento, para reconstrução. E era uma tragédia de grande dimensão”, completou.
Mercadante afirmou que o BNDES já dispõe de informações detalhadas sobre os setores mais vulneráveis às medidas norte-americanas e que o Ministério da Fazenda, em articulação com a Casa Civil, está à frente da coordenação das ações governamentais em resposta às restrições impostas por Washington.
“Precisamos trabalhar fortemente para manter o diálogo, para avançar nas negociações, e essa sempre foi a disposição do governo brasileiro. Mas, ao mesmo tempo, buscar novos mercados, diversificar a pauta de exportações aonde é possível”, pontuou o presidente do BNDES.
Ao comentar a realização do ato público, Mercadante exaltou a importância simbólica e política do espaço e o momento atual do país. “O Largo de São Francisco sempre foi um espaço de luta pela democracia, pela soberania e pela defesa do Estado democrático. É um momento importante para a democracia e para a economia também. O Brasil vive um momento de crescimento importante”, declarou.
“O Brasil defende a paz, a diplomacia, as instituições multilaterais. É isso que nós estamos defendendo na diplomacia internacional. Eu tenho certeza que nós vamos superar essas adversidades, a economia brasileira vai resistir", ressaltou Mercadante.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: