Vídeo: 'Advogado do Xandão' encontra Moraes, que faz piada sobre pressões dos EUA
Ministro brincou sobre sanções de Trump e pediu ajuda ao seu “defensor” fictício durante evento com influenciadores no STF
247 - O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aproveitou um momento de descontração nesta quarta-feira (13) para brincar com o influenciador Mizael Silva, criador do personagem “advogado do Xandão”, em um encontro presencial entre os dois.
“Está bem [vestido], meu advogado. Estou precisando mesmo… você fala inglês? Para me defender nos EUA”, disse Moraes ao cumprimentar o humorista no Salão Branco do STF, arrancando risos dos presentes. Mizael entrou na onda: “O visto vai ser renovado.” A piada fez referência à revogação do visto americano de Moraes pelo governo Donald Trump, que também aplicou sanções contra o ministro com base na Lei Magnitsky, acusando o STF de perseguir apoiadores de Jair Bolsonaro.
Segundo o portal g1, encontro aconteceu durante a abertura do evento “Leis e Likes: o papel do Judiciário e a influência digital”, iniciativa do STF para aproximar a Corte de diferentes segmentos da sociedade por meio de quem influencia milhões nas redes sociais.
Durante o evento, os influenciadores, que juntos somam mais de 18 milhões de seguidores, participaram de bate-papos com Moraes, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e a presidente do TSE, Cármen Lúcia. A agenda incluiu debates sobre polarização, liberdade de expressão, inteligência artificial, combate à desinformação e influência responsável.
Além das conversas, houve sessão de fotos, tour guiado pelo Supremo e até a oportunidade de acompanhar o início de uma sessão plenária. Segundo o STF, a edição de 2024 da iniciativa aumentou em 30% a imagem positiva da Corte na imprensa e alcançou públicos que normalmente não acompanham o perfil oficial da instituição.