Tarcísio cancela viagem à Brasília após Centrão travar articulações pela anistia
Aliados do governador avaliam que ele já fez todas as movimentações possíveis para o avanço do projeto
247 - O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), decidiu cancelar, nesta segunda-feira (15), sua viagem a Brasília, que estava prevista na agenda oficial. A informação foi confirmada pelo Palácio dos Bandeirantes e divulgada pela CNN Brasil.
Segundo apuração do veículo, a ida do governador tinha como objetivo reforçar as articulações políticas em favor de uma proposta de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro e aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. O tema, porém, encontra resistência no Congresso Nacional, especialmente após o julgamento do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF).
Estratégia política e disputas internas
De acordo com fontes próximas ao governo paulista, a decisão de suspender a viagem ocorreu após a avaliação de que todas as movimentações possíveis já haviam sido feitas. Tarcísio tem atuado como um dos principais defensores da anistia, buscando apoio entre lideranças do Centrão e partidos de perfil conservador.
No entanto, setores da centro-direita estão demonstrando resistência em relação ao avanço do projeto. A avaliação é de que, mesmo com uma possível aprovação na Câmara dos Deputados, o tema dificilmente seria colocado em pauta no Senado e ainda poderia ser vetado pelo presidente Lula (PT). Isso as articulações do projeto para 2026, o que desgastaria os deputados em pleno ano eleitoral.
Tarcísio vê a medida como peça-chave para consolidar a base bolsonarista e ampliar seu espaço no cenário político nacional. A iniciativa é considerada estratégica também para fortalecer seu projeto eleitoral com vistas à disputa presidencial de 2026.