HOME > Brasil

Randolfe ironiza sanção dos EUA contra ministros do STF: “Mickey e Pateta não farão falta”

Líder do governo no Senado reage com dureza a retaliação anunciada por Marco Rubio e defende soberania do Brasil

Randolfe Rodrigues (Foto: Divulgação)
Redação Brasil 247 avatar
Conteúdo postado por:

247 – O líder do governo no Senado, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), criticou duramente a decisão do governo dos Estados Unidos de cancelar os vistos do ministro Alexandre de Moraes, de outros integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) e de seus familiares. A informação foi divulgada pela Agência Brasil após o anúncio feito nesta sexta-feira (18) pelo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, em mais uma ofensiva internacional após a nova operação da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em tom irônico, Randolfe publicou uma mensagem nas redes sociais defendendo a soberania do Brasil e minimizando o impacto das sanções americanas. “Caríssimo ministro Alexandre de Moraes e demais ministros do Supremo Tribunal Federal, o nordeste brasileiro tem as praias mais lindas do mundo, os nossos pampas e nossas serras gaúchas ou paulistas não ficam devendo aos Alpes Suíços ou de qualquer outro lugar”, iniciou o senador.

O parlamentar prosseguiu valorizando as belezas naturais do Brasil e reforçando que as sanções não devem intimidar os ministros. “Nosso sertão, com seus cactos únicos e sua paisagem de deserto belíssima. Nosso cerrado tem requintes fantásticos e, aqui no meu Amapá, estamos no coração da Amazônia para ver a maior reserva de água doce do planeta. Tenho certeza que os senhores não ficarão preocupados por não poder ver o Mickey, o Pato Donald e o Pateta”, ironizou.

Randolfe ainda enfatizou que o Brasil conta com diversas opções de destino ao redor do mundo e que a soberania nacional não se curvará a pressões externas. “Além do mais, se precisarem tem outros 192 países do mundo inteiramente à vossa disposição. De minha parte, toda solidariedade. Acreditem, não serão chantagens e ameaças que curvarão a coluna da soberania do Brasil”, concluiu o senador.

Sanção americana em reação à operação contra Bolsonaro

A retaliação anunciada pelo secretário Marco Rubio ocorreu poucas horas após a Polícia Federal cumprir mandados de busca e apreensão contra Jair Bolsonaro e determinar medidas cautelares, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica e recolhimento noturno entre 19h e 6h. Rubio acusou Alexandre de Moraes de promover uma “caça às bruxas” contra Bolsonaro e de impor censura no Brasil.

“A política de caça às bruxas de Alexandre de Moraes contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura que viola os direitos dos brasileiros e também atinge os americanos. Ordenei a revogação dos vistos de Moraes, seus aliados na corte, e seus familiares, de forma imediata”, afirmou Rubio em sua declaração oficial.

O STF, segundo a Agência Brasil, ainda não se manifestou oficialmente sobre o anúncio da retaliação.

Eduardo Bolsonaro investigado por conspiração internacional

A ofensiva internacional coincide com o avanço de investigações que envolvem o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente. Ele é investigado por atuar diretamente junto ao governo do presidente Donald Trump para pressionar autoridades brasileiras, interferir em processos judiciais e retaliar ministros do STF.

As medidas cautelares foram expedidas no âmbito do inquérito que apura o envolvimento de Eduardo Bolsonaro em articulações para barrar a ação penal sobre a tentativa de golpe no Brasil. Em março deste ano, o deputado tirou licença do mandato alegando “perseguição política” e se mudou para os Estados Unidos. A licença parlamentar se encerra neste domingo (20).

A postura do governo dos Estados Unidos, que atualmente é comandado por Donald Trump em seu segundo mandato, tem sido alvo de críticas pela tentativa de interferir em assuntos internos do Brasil e por adotar discurso alinhado aos interesses de um político réu por tentativa de golpe de Estado.

Soberania em defesa da democracia

A reação do senador Randolfe Rodrigues é um recado direto sobre a postura do governo brasileiro diante das ameaças externas. O parlamentar reforçou que o país não aceitará ser intimidado por sanções ou por retaliações vindas de governos estrangeiros que tentam desestabilizar o sistema democrático brasileiro. A mobilização política promete continuar nos próximos dias, diante da crescente pressão internacional articulada por aliados de Bolsonaro nos Estados Unidos.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Relacionados

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...