HOME > Brasil

Operação da PF atinge Sindicato Nacional dos Aposentados

Entidade tem como vice-presidente Frei Chico, irmão do presidente Lula

Polícia Federal prende acusados de ataques bilionários a bancos e frustra plano contra a Caixa (Foto: Agência Brasil )

247 - O Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi), entidade que tem como vice-presidente Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi um dos alvos da nova fase da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira (9). A operação apura irregularidades em descontos irregulares de benefícios do INSS e cumpre mandados de busca e apreensão na sede do sindicato em São Paulo, além de outros estados. As informações são do Metrópoles

Ao todo, a PF executa 66 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em oito unidades da Federação: São Paulo, Sergipe, Amazonas, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia e Distrito Federal.

Investigação mira fraudes e organização criminosa

Segundo a Polícia Federal, a operação tem como objetivo aprofundar as investigações sobre supostos crimes de inserção de dados falsos em sistemas oficiais, formação de organização criminosa e ocultação de patrimônio.

A corporação também informou que busca esclarecer o envolvimento de dirigentes sindicais na manipulação de informações previdenciárias. O Sindnapi ainda não se pronunciou sobre a operação.

Relatório do Coaf aponta movimentações suspeitas

Ainda de acordo com a reportagem, um documento elaborado pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), vinculado ao Banco Central, indica que o Sindnapi teria usado “artifícios para burla da identificação da origem, do destino, dos responsáveis ou dos destinatários finais” dos valores movimentados em operações investigadas pela PF.

As suspeitas incluem o pagamento de comissões a dirigentes do sindicato a cada desconto feito nos benefícios de aposentados vinculados à entidade. De acordo com o Metrópoles, o valor total dessas comissões pode ter ultrapassado R$ 4,1 milhões.

Dirigentes são citados em relatório e CPI do INSS

Entre os beneficiados, segundo o documento, estariam a esposa do presidente do sindicato, Milton “Cavalo” Baptista de Souza, e o marido da coordenadora jurídica da entidade, a advogada Tonia Andrea Inocentini Galleti.

Milton Baptista, que preside o Sindnapi, tem depoimento marcado para esta quinta-feira na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, em Brasília.

Ao Brasil 247, o Sindnapi enviou a seguinte nota: O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (SINDNAPI), por meio de seus advogados, manifesta sua surpresa com o cumprimento de mandados de busca e apreensão na manhã de hoje em sua sede em São Paulo, bem como na casa de seu Presidente e alguns Diretores, em operação deflagrada pela Polícia Federal em nova fase da “Operação Sem Desconto”.

Esclareça-se que os advogados não tiveram acesso ao inquérito policial, ao conteúdo das razões da representação policial ou dos fundamentos da decisão que autorizou a deflagração da medida cautelar, mas reitera seu absoluto repúdio e indignação com quaisquer alegações de que foram praticados delitos em sua administração ou que foram realizados descontos indevidos de seus associados.

A exemplo do procedimento adotado nas demais demandas judiciais, o SINDNAPI comprovará a lisura e legalidade de sua atuação, sempre em prol de seus associados, garantindo-lhes a dignidade e respeito que são devidos.

São Paulo/SP, 09 de outubro de 2025.

Daniel Leon Bialski - OAB/SP 125.000

Bruno Garcia Borragine - OAB/SP 298.533

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...