HOME > Brasil

Moraes, Cármen e Dino lideram popularidade no STF, aponta pesquisa

Pesquisa AtlasIntel–Bloomberg mostra que, apesar de estarem no topo das avaliações, nenhum ministro do Supremo tem imagem positiva

Cármen Lúcia, Luiz Fux, Alexandre de Moraes e André Mendonça (Foto: Antonio Augusto/STF)

247 - A pesquisa AtlasIntel–Bloomberg revela que Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Flávio Dino ocupam as primeiras posições no ranking de popularidade entre os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Apesar disso, o levantamento aponta que todos apresentam saldo negativo de imagem.

O estudo, realizado entre 3 e 6 de agosto com 2.447 entrevistados e margem de erro de ±2 pontos percentuais, indica que Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso concentram as maiores taxas de rejeição, com 56% e 53%, respectivamente. Já Kassio Nunes Marques é o ministro menos conhecido pelo público.


Tendência de estabilidade

De acordo com a série temporal da pesquisa, as imagens de Cármen Lúcia, Moraes, Dino e Cristiano Zanin permaneceram estáveis ou tiveram leves melhoras entre setembro de 2024 e agosto de 2025, sem grandes mudanças no cenário geral.

Percepção do STF

A avaliação institucional do STF também é marcada por forte polarização. As dimensões com índices relativamente melhores são “defesa da democracia”, “respeito à Constituição” e “profissionalismo”, embora nenhuma delas apresente saldo positivo.

No conjunto, o levantamento mostra que a Corte mantém ampla visibilidade pública, mas enfrenta uma predominância de avaliações desfavoráveis mesmo entre seus integrantes mais bem posicionados.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...