TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Atlas/Bloomberg: Aprovação ao Judiciário salta 22 pontos percentuais e atinge 43,3% dos brasileiros

      Levantamento Atlas/Bloomberg revela crescimento expressivo na confiança, mas percepção de "ditadura do Judiciário” ainda lidera

      Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso (Foto: Nelson Jr./STF)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A percepção dos brasileiros sobre o papel do Poder Judiciário permanece polarizada, segundo pesquisa Atlas/Bloomberg divulgada nesta quinta-feira (14) e repercutida pela CNN Brasil. O levantamento revela que 43,3% dos entrevistados acreditam que a Justiça cumpre corretamente suas funções, enquanto 45,4% avaliam que o país vive uma “ditadura do Judiciário”.

      O dado positivo para a imagem da Justiça representa uma alta significativa em relação a fevereiro de 2024, quando apenas 20,9% compartilhavam essa avaliação — um salto de 22,4 pontos percentuais. No mesmo período, a percepção de abuso por parte de magistrados caiu de 16,7% para 11,2%. Já a fatia de indecisos despencou de 15,2% para apenas 0,1%.

      Polarização permanece

      Apesar do avanço na confiança, a visão crítica sobre o Judiciário ainda predomina. A proporção dos que enxergam uma “ditadura do Judiciário” recuou levemente, de 47,3% para 45,4%, mas segue acima da parcela que avalia positivamente a atuação da Justiça.

      O levantamento também indica redução na percepção de que juízes ultrapassam suas atribuições — uma queda de 5,5 pontos percentuais em seis meses.

      Metodologia da pesquisa

      A pesquisa ouviu 2.447 pessoas entre os dias 3 e 6 de agosto, por meio de recrutamento digital aleatório (Atlas RDR) e questionários on-line. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Vote agora no Brasil 247 no iBest 2025

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...