Ministério Público nega envolvimento da Genial Investimentos na Operação Carbono Oculto
Corretora esclarece que foi apenas administradora temporária de fundo investigado
247 - A Genial Investimentos foi mencionada na Operação Carbono Oculto, conduzida pela Polícia Federal, mas o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) afirmou que a corretora não está envolvida nas práticas criminosas investigadas. O nome da Genial apareceu apenas devido à administração temporária do Radford Fundo de Investimento Multimercado Crédito Privado, que foi alvo de bloqueio judicial.
Em comunicado, a Genial explicou que assumiu a gestão do fundo em agosto de 2024, após diligências sobre o investidor e os ativos do fundo, e que sua função se limitou a fornecer informações às autoridades. A corretora também reforçou que, como medida de precaução, renunciou à administração do fundo e bloqueou os ativos, mantendo apenas a custódia temporária.
O MP-SP destacou que a Genial é vista como um “terceiro de boa-fé” no caso e não como parte das investigações. A Operação Carbono Oculto investiga esquemas de lavagem de dinheiro no setor de combustíveis, envolvendo cerca de 40 veículos financeiros usados para blindagem patrimonial. A Genial não foi alvo de mandados de busca e apreensão, com sua participação limitada à administração temporária do fundo Radford.