Mauro Vieira se reúne com Lula após encontro com Marco Rubio em Washington
Chanceler brasileiro explica encontro com secretário dos EUA e os impactos nas negociações econômicas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem uma reunião, na tarde desta sexta-feira (17), com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para uma reunião de emergência. O objetivo, segundo a coluna de Caio Junqueira, da CNN Brasil, é tratar dos próximos passos nas relações diplomáticas com os Estados Unidos, após o encontro do chanceler com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, ocorrido na quinta-feira (16), na Casa Branca. A reunião está marcada para às 16h, e a expectativa é que Vieira informe ao presidente os detalhes da conversa, com foco no que foi discutido durante os 15 minutos em que ambos estiveram a sós.
Agenda diplomática com Trump
O governo brasileiro também trabalha nos detalhes da futura reunião entre Lula e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A expectativa é que o encontro ocorra no dia 26 de outubro, durante a Cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático), que será realizada na Malásia. No entanto, ainda não há confirmação oficial sobre a presença de Trump no evento. O governo brasileiro já confirmou a participação de Lula, que aproveitou a cúpula para reforçar os laços comerciais e políticos com as nações da região.
Importância da reunião de Lula e Vieira
A rapidez com que Lula convocou Mauro Vieira para a reunião demonstra a prioridade que o governo brasileiro dá à construção de uma agenda diplomática mais estreita com os Estados Unidos, visando a redução das tarifas e sanções impostas ao Brasil e a autoridades brasileiras pelo governo de Donald Trump.
Relatos preliminares indicam que o governo brasileiro tem se concentrado em separar as questões econômicas das políticas, a fim de fortalecer a agenda comercial com os EUA, que é considerada uma prioridade pelo Palácio do Planalto.


