Mauro Vieira e Marco Rubio terão ‘canal direto’
Chanceler brasileiro e secretário de Estado dos EUA acertam linha direta em meio a tensões sobre tarifaço
247 - O chanceler do Brasil, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, decidiram criar um canal direto de comunicação entre os dois, como forma de acelerar contatos e reduzir entraves diplomáticos. As informações são do g1.
O entendimento foi firmado durante a reunião realizada na Casa Branca na última quinta-feira (16), em Washington. Vieira e Rubio se encontraram primeiro a sós, por cerca de 20 minutos, e depois participaram de um encontro ampliado com assessores de ambos os governos. Embora as negociações sobre o tarifaço tenham dominado a pauta, a criação de uma via direta entre os dois chanceleres foi considerada o principal resultado político da agenda.
Negociações sobre tarifas
As equipes brasileira e norte-americana aproveitaram o encontro para organizar um cronograma de tratativas comerciais. Ficou definido que a primeira reunião técnica ocorrerá de forma virtual nos próximos dias, com o objetivo de avançar na revisão das tarifas e também nas sanções aplicadas a autoridades brasileiras.
Lula e Trump também trocaram contatos
A abertura de um canal direto entre os ministros se soma a uma iniciativa semelhante no mais alto nível. No início de outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, trocaram telefones pessoais.
Em nota, o governo brasileiro informou que a proposta partiu de Lula, e que o gesto buscou “estabelecer via direta de comunicação”. Em entrevista à TV Mirante, o petista explicou: “Nós trocamos telefones pessoais e não precisamos de intermediário para fazer coisas boas para o Brasil e para os Estados Unidos”.


