Lula se reúne com Hugo Motta para discutir reforma do IR e MP do setor elétrico
O encontro não constava na agenda oficial do presidente e visa avançar com os projetos prioritários do governo no Congresso
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu fora da agenda oficial com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), no Palácio da Alvorada. As informações são do g1.
Segundo interlocutores, o encontro teve como objetivo alinhar a atuação do governo em pautas prioritárias na Câmara, em especial a medida provisória que trata da chamada tarifa social de energia elétrica, que expira nesta quarta-feira (17) caso não seja aprovada tanto na Câmara quanto no Senado. O tema é considerado central pelo governo, que vê na proposta uma das principais vitrines sociais de Lula em sua estratégia de reeleição em 2026.
A proposta amplia a tarifa social de energia e garante isenção para famílias com consumo de até 80 kWh mensais. Dados do Ministério de Minas e Energia indicam que cerca de 55 milhões de brasileiros devem ter desconto na conta de luz e outros 60 milhões serão contemplados com isenção total.
Além da MP do setor elétrico, Lula também tratou sobre a proposta de isenção do Imposto de Renda para que recebe até R$ 5 mil. A Câmara já aprovou urgência para a votação do projeto, mas Motta afirmou que ainda “espera uma data” para levar o projeto ao plenário.
Pressões no congresso
O encontro ocorre em um momento de forte movimentação no Congresso. Após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe, o Palácio do Planalto busca acelerar a tramitação de medidas de seu interesse, evitando que temas como a anistia aos envolvidos na trama golpista ganhem força no Legislativo.
Hugo Motta afirmou que não há previsão de votar projetos relacionados à anistia na Câmara. O recado do presidente da Casa vai ao encontro da estratégia do governo, que tenta impedir que a articulação em torno da pauta avance.