Lula recebe Steven Levitsky no Planalto: "sempre importante ouvir vozes que defendem a democracia"
Ao lado do autor de “Como as Democracias Morrem”, presidente citou tentativa de golpe, planos para matar autoridades e os ataques de 8 de janeiro de 2023
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta quarta-feira (13) com o cientista político norte-americano Steven Levitsky, professor de Harvard e coautor do best-seller “Como as Democracias Morrem”. Em publicação nas redes sociais, Lula afirmou que a conversa foi uma oportunidade de debater a defesa das instituições brasileiras diante de ameaças recentes.
“Vivemos uma tentativa de golpe. Planos para assassinar autoridades e manter no poder um grupo político que perdeu as eleições presidenciais. Tudo isso culminou no 8 de janeiro de 2023, que ficou marcado pelo rastro de destruição nas sedes dos Três Poderes”, escreveu o presidente.
Segundo Lula, o encontro reforçou a importância de ouvir vozes internacionais comprometidas com o fortalecimento das democracias. “Em momentos onde o extremismo tenta subverter os princípios básicos da sociedade brasileira, inclusive o voto popular, é sempre importante ouvir vozes que defendem a democracia”, destacou.
Quem é Steven Levitsky
Steven Levitsky é professor de governo na Universidade de Harvard e referência internacional em estudos sobre regimes autoritários e democracia. Ao lado de Daniel Ziblatt, é autor de “Como as Democracias Morrem”, obra que analisa como sistemas democráticos entram em colapso, muitas vezes não por golpes militares, mas por meio do enfraquecimento gradual das instituições.


