Lula convoca ministro do Turismo para reunião após saída de União Brasil e PP do governo
Presidente busca diálogo com Celso Sabino enquanto articula mudanças no governo após rompimento com os partidos
247 - Após o União Brasil e o PP anunciarem a saída da base aliada ao governo federal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) agendou uma reunião com o ministro do Turismo, Celso Sabino (União-PA), para esta quarta-feira (3). A informação foi confirmada pelo Metrópoles, que apurou que o encontro, convocado pelo chefe do Planalto, ocorrerá fora da agenda oficial, durante o horário do almoço. Sabino é um dos ministros que deve ser objeto de negociação no atual momento de reconfiguração da base governista.
O rompimento definitivo do União Brasil e do PP com o governo foi oficializado na terça-feira (2), e as lideranças dos partidos ameaçaram punir os filiados que optarem por manter cargos no Executivo. Embora a saída de André Fufuca (PP-MA), ministro do Esporte, seja dada como praticamente certa, a situação de Celso Sabino é mais delicada. Ele tem resistido à ideia de deixar o cargo e, segundo fontes próximas, deve buscar apoio no Centrão para garantir sua permanência. Sabino também tem se destacado na organização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), prevista para ocorrer em Belém (PA), o que torna sua saída um movimento complicado para o governo.
Durante a reunião, além de Celso Sabino, estarão presentes o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. O governo ainda estuda alternativas, como a troca de Sabino pelo MDB, embora, até o momento, não tenha havido negociações formais com o governador do Pará, Helder Barbalho. Outra possibilidade em discussão é um licenciamento partidário de Sabino, uma opção que ainda está sendo considerada como caminho para manter a sua presença no ministério.