Lindbergh: prisão preventiva de Bolsonaro é medida “urgente e indispensável”
Deputado aponta que existe risco concreto de fuga do ex-presidente, prestes a ser condenado por tentativa de golpe de Estado
247 - O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (PT-RJ), afirmou neste sábado (23) que existe um “risco concreto” de fuga do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ameaça à segurança nacional, diante de novas informações obtidas pela Polícia Federal. Na mensagem, Lindbergh destacou diálogos encontrados no celular de Bolsonaro, em que o deputado Eduardo Bolsonaro tranquiliza o pai: “Nessa situação de hoje, vc nem precisa se preocupar com cadeia, vc não será preso”.
De acordo com Lindbergh, Bolsonaro não apenas chegou a dormir na embaixada da Hungria e rascunhou um pedido de asilo político na Argentina, como também estaria planejando agora fugir para a embaixada dos Estados Unidos, localizada a poucos minutos de sua casa em Brasília, “sem vigilância ostensiva, para pedir um salvo-conduto e continuar atacando o Brasil”.
“Diante desse cenário, não há mais dúvida: estamos diante de risco concreto de fuga e de atentado à segurança nacional. A prisão preventiva é medida urgente e indispensável para garantir a ordem pública e a aplicação da lei penal”, escreveu Lindbergh Farias na rede social X.
O deputado já havia protocolado na sexta-feira (22), no Supremo Tribunal Federal, um pedido formal para que Bolsonaro seja recolhido ao cárcere. No documento, sustenta que o ex-presidente representa instabilidade permanente ao país, citando episódios como o 8 de janeiro de 2023 e outras ações atribuídas ao bolsonarismo.