HOME > Brasil

Defesa de Mauro Cid chama de "equivocado" voto de Luiz Fux no STF

Advogada critica decisão do ministro que absolveu Bolsonaro e pediu condenação do ex-ajudante de ordens

Mauro Cid - 09/06/2025 (Foto: Ton Molina/STF)

247 - A defesa do tenente-coronel Mauro Cid classificou como "equivocado" o voto do ministro Luiz Fux no julgamento que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus. Em declaração ao Metrópoles, a advogada Vânia Bitencourt disse não compreender por que Cid foi enquadrado no crime de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, enquanto outros acusados não receberam a mesma imputação.

O posicionamento da defesa ocorre após a longa manifestação de Fux na quarta-feira (10), quando o ministro defendeu a absolvição de Bolsonaro, mas pediu a condenação de Cid. O  voto já garantiu maioria na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) para a condenação do militar. O placar parcial é de 2 a 1 contra os réus.

Vânia Bitencourt reiterou sua crítica ao posicionamento do magistrado. "O voto do ministro Fux foi tratado pela gente como equivocado. Não entendemos como ele imputa a Mauro Cid o crime de abolição violenta ao Estado Democrático de Direito e aos outros réus não", disse.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...