TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Datafolha: 35% culpam Lula pelo tarifaço de Trump

      Pesquisa mostra que Lula é apontado por 35% como responsável pela sobretaxa dos EUA, seguido por Bolsonaro, Eduardo e Moraes

      Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva Foto: Ricardo Stuckert / PR (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
      Luis Mauro Filho avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Uma pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada neste sábado (16), revela que parte da população responsabiliza o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo tarifaço imposto pelos Estados Unidos ao Brasil. 

      Segundo os dados, 35% dos entrevistados apontam Lula como o principal culpado pela taxa de até 50% aplicada pelo governo do presidente norte-americano Donald Trump. Em seguida, aparecem Jair Bolsonaro, responsabilizado por 22% dos consultados, e seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), indicado por 17%. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, foi citado por 15%. Já 3% não atribuem culpa a ninguém, 1% culpam todos e 7% não souberam responder.

      Justificativas de Washington

      A decisão dos EUA de elevar tarifas a produtos brasileiros foi explicada pela Casa Branca como resultado de uma “relação comercial desequilibrada”. Contudo, o contexto político também pesa: o governo Trump vem conduzindo uma ofensiva contra Bolsonaro, que responde na Justiça brasileira por suposta participação em tentativa de golpe de Estado em 2022.

      Alexandre de Moraes, relator das ações no STF, também entrou na mira de Washington. O magistrado foi incluído em sanções aplicadas com base na Lei Magnitsky, mecanismo usado por Washington para punir autoridades estrangeiras acusadas de violar direitos humanos ou atuar contra interesses dos EUA.

      O levantamento ouviu 2.002 pessoas em 113 municípios entre os dias 11 e 12 de agosto, com margem de erro de dois pontos percentuais.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Vote agora no Brasil 247 no iBest 2025

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...