Brasil vai às ruas contra PEC da Blindagem e o PL da Anistia aos golpistas
Manifestantes protestam em todo o país contra propostas que protege parlamentares de investigações e contra anistia aos condenados por trama golpista
247 - Cidades em diferentes regiões do país registraram protestos contra a chamada PEC da Blindagem e o Projeto de Lei da Anistia neste domingo (21). Os atos reuniram milhares de pessoas em Brasília, Salvador, João Pessoa, Natal, Belo Horizonte e São Luís.
A mobilização nacional pressiona o Senado Federal a rejeitar a PEC aprovada na Câmara, que limita a possibilidade de abertura de processos penais contra parlamentares no Supremo Tribunal Federal (STF). Os manifestantes também criticam o PL da Anistia, que propõe perdoar envolvidos nos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Brasília
Na capital federal, o ato começou às 10h em frente ao Museu Nacional da República, na via S1. Pouco depois das 11h30, o grupo marchou até a Avenida José Sarney, próxima ao Congresso Nacional. Faixas e cartazes exibiam frases como “Sem anistia” e “Não à PEC da bandidagem”. O evento também contou com a presença do cantor paraibano Chico César.
Salvador
Em Salvador, os manifestantes se reuniram em frente ao Cristo da Barra, às 9h. O protesto teve apoio de um trio elétrico e participações da cantora Daniela Mercury e do ator Wagner Moura. Com cartazes e gritos de ordem, o grupo reforçou a rejeição à PEC e ao projeto de anistia.
Belo Horizonte
Na capital mineira, a concentração ocorreu na Praça Raul Soares, de onde os participantes seguiram até a Praça Sete, no centro da cidade. Lideranças políticas, sindicais e artistas, como Fernanda Takai, da banda Pato Fu, integraram o protesto. Faixas destacavam mensagens em defesa da democracia.
Natal
Em Natal, o ato foi realizado na Avenida Roberto Freire, na Zona Sul, a partir das 9h. A manifestação foi convocada por partidos de esquerda e centrais sindicais do Rio Grande do Norte. Até o momento da atualização, não havia estimativa oficial de público.
João Pessoa
Na capital paraibana, a mobilização aconteceu no Busto de Tamandaré, em Tambaú, reunindo artistas, políticos e movimentos sociais. Manifestantes exibiram faixas com frases como “Sem anistia para golpistas” e entoaram em coro: “Sem anistia e sem perdão”.
São Luís
Em São Luís, manifestantes se reuniram na Praça da Igreja do Carmo, no Centro Histórico. Com cartazes e panfletos, o grupo percorreu as ruas e exibiu placas com fotos dos deputados maranhenses que votaram a favor da PEC. O ato foi convocado por partidos de esquerda e também criticou o PL da Anistia.
Belém
Centenas de manifestantes se reuniram na manhã deste domingo (21) na Praça da República, em Belém. A concentração ocorreu em frente ao Theatro da Paz, ponto simbólico da cidade por ser tradicional espaço de manifestações políticas. Estudantes, sindicalistas e coletivos culturais participaram do ato, exibindo faixas e cartazes contra as propostas em debate no Congresso Nacional.