Alcolumbre mobiliza lideranças do Senado para votar derrubada do decreto do IOF ainda nesta quarta
A movimentação ocorre após o presidente da Câmara anunciar, na noite de terça-feira (24), que incluiria o projeto na pauta
247 – O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), está mobilizando lideranças da Casa para votar o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que revoga o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras, informou a CNN. A movimentação depende da Câmara dos Deputados, que deve analisar o projeto nesta quarta-feira (25). A ideia é que o Senado vote o texto logo após a aprovação pelos deputados.
"Se a Câmara votar, o Senado vota [hoje]", disse Alcolumbre a jornalistas na chegada ao Senado, ainda de acordo com a CNN.
A movimentação ocorre após o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciar, na noite de terça-feira (24), que incluiria o projeto na pauta. A decisão surpreendeu o Palácio do Planalto, que contava com mais tempo para articular uma solução negociada.
A Câmara começou a ordem do dia do plenário e analisa, nesta quarta-feira, o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 214/25, que suspende o Decreto 12.466/25, do governo federal, sobre o IOF.
O decreto foi editado pelo governo para evitar maiores cortes no Orçamento de 2025. O projeto que susta o decreto é do deputado bolsonarista Zucco (PL-RS).


