TV 247 logo
      HOME > Brasil Sustentável

      João Valente, da Ambipar, defende regeneração ambiental no Fórum China-América Latina

      Executivo ressalta que não há mais espaço para modelos econômicos sem compromisso sustentável em evento promovido pelo Global Times e pelo Brasil 247

      João Valente, diretor da Ambipar (Foto: LiHao / Global Times)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – O executivo João Valente, diretor da Ambipar, defendeu a regeneração ambiental como pilar essencial para o futuro econômico global durante sua participação no Fórum de Mesa Redonda China-América Latina, realizado em junho deste ano. O evento foi uma iniciativa conjunta do jornal chinês Global Times e do portal brasileiro Brasil 247, reunindo empresários, autoridades e acadêmicos para debater temas estratégicos para o desenvolvimento sustentável. 

      Valente enfatizou que as empresas precisam superar o discurso tradicional da preservação ambiental e migrar para ações concretas de regeneração dos ecossistemas. “Nós não estamos mais falando só em preservar o nosso planeta, mas também em regenerar o nosso planeta”, afirmou. Para o executivo da Ambipar, o setor privado tem papel decisivo para evitar o “ponto de não retorno”, conceito frequentemente utilizado por cientistas ao se referirem aos limites críticos da crise climática.

      Segundo ele, as companhias precisam internalizar esse compromisso em suas estratégias. “Nós acreditamos que não tem mais espaço para falarmos de desenvolvimento se ele não for sustentável”, reforçou Valente.

      Tecnologia como ferramenta de transformação verde

      O executivo também destacou o papel estratégico da inovação e da tecnologia no enfrentamento das mudanças climáticas. “Nós não estamos mais falando, porque quando a gente fala em tecnologia vem na cabeça instalação de impressoras ou configuração do Wi-Fi. Não, nós estamos falando em algo muito mais à frente”, afirmou.

      Valente defendeu a adoção de sistemas inteligentes que promovam a rastreabilidade dos processos produtivos e a reinserção de materiais na cadeia de consumo. “É a forma eficiente de transformar recursos que já utilizamos numa cadeia pós-consumo dentro da cadeia pré-consumo”, explicou, destacando que esta é uma medida decisiva tanto para mitigar os riscos climáticos quanto para reduzir emissões.

      Ambipar e o compromisso global com a sustentabilidade

      Com presença em 41 países e 460 bases operacionais ao redor do mundo, a Ambipar se apresenta como uma companhia globalmente preparada para enfrentar os desafios ambientais. “Esse assunto de desenvolvimento sustentável é muito confortável para nós, ao tratar das soluções e da forma com que conseguimos evoluir os temas para dar a destinação correta aos resíduos, atuar em emergências ambientais, transformar recursos e fomentar a descarbonização”, destacou Valente.

      O executivo também reforçou o histórico da empresa: “A companhia existe há 30 anos, listada em duas bolsas diferentes, trazendo soluções para emergências ambientais, gestão, valorização de resíduos e descarbonização.” Ele encerrou com uma mensagem enfática: “Diferente de um plano corporativo que existe plano B, que existe plano C, nós não temos planeta B. Nós precisamos cuidar do nosso planeta.”

      Cooperação global é o caminho

      João Valente finalizou sua intervenção destacando a importância da cooperação internacional entre empresas, governos e instituições acadêmicas. “É a forma como desenvolvemos e inovamos soluções para governos, para a cooperação e para instituições”, afirmou. Segundo ele, fóruns como o promovido pelo Global Times e pelo Brasil 247 ajudam a construir consensos e acelerar a adoção de práticas sustentáveis em escala global. Assista:

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...