JBS anuncia aporte milionário para ampliar produção de frangos no Paraguai
Investimento de US$ 70 milhões prevê expansão industrial e acesso ao mercado externo
247 - A JBS anunciou nesta quinta-feira (2/10) que vai investir US$ 70 milhões nos próximos dois anos na produção de frangos no Paraguai. O anúncio foi feito durante a visita do presidente paraguaio Santiago Peña à unidade da Seara, em Dourados (MS). A informação foi divulgada pelo Globo Rural.
A primeira etapa do investimento começou com a compra da Pollos Amanecer, empresa que mantém uma planta em Doctor Juan Eulogio Estigarribia, distrito conhecido como Campo 9, no departamento de Caaguazú. Após obras de ampliação e modernização, a unidade terá capacidade para processar 100 mil aves por dia, atendendo tanto o mercado interno quanto abrindo espaço para exportações.
Estrutura de expansão
O plano de crescimento prevê a instalação de 28 granjas destinadas a material genético, incubatórios e uma fábrica de ração. Hoje, a operação funciona com 19 galpões, mas a meta é chegar a 139 estruturas para engorda de frangos após a conclusão do ciclo de expansão.
“O Paraguai oferece boas condições para o desenvolvimento da avicultura, e esse investimento reforça nossa estratégia de aumento da competitividade e diversificação da companhia”, afirmou em nota o CEO global da JBS, Gilberto Tomazoni. Ele destacou ainda que o aporte deve acelerar a inserção do Paraguai no mercado mundial de frangos.
Produção estratégica
Além do aporte direto da companhia, o plano prevê também investimentos dos produtores integrados da região. A localização da planta é considerada estratégica: está no coração de uma das maiores áreas agrícolas do Paraguai, com fácil acesso a grãos e situada a menos de 200 quilômetros das três principais cidades do país — Assunção, Ciudad del Este e Luque.
A aposta da JBS consolida a presença da Seara no setor avícola paraguaio e reforça a posição do país como futuro exportador de frango em escala global.