Cuba homenageia Fidel Castro no 99º aniversário do seu nascimento
Instituições culturais cubanas promovem ampla programação
247 - Poucos dias antes do 99º aniversário de Fidel Castro, em 13 de agosto, instituições culturais cubanas exibem uma ampla programação em homenagem ao legado do líder da Revolução.
Debates, exposições e apresentações de livros são pequenos exemplos do carinho de um povo por sua figura, pois a maior homenagem é a eterna gratidão daqueles que reconhecem em sua obra um farol de luz, um exemplo de modéstia, abnegação, altruísmo, solidariedade e heroísmo.
O Centro Fidel Castro Ruz, cuja missão é estudar e preservar a obra e o pensamento do Comandante-em-Chefe, se une à celebração do 99º aniversário natalício do líder da Revolução Cubana com seus passeios regulares pelo centro, bem como outras iniciativas para crianças e adultos.
A instituição utiliza tecnologia avançada para aproximar os visitantes do legado de Fidel. Nove salas permitem que os visitantes descubram um homem extraordinário, sua oratória excepcional, sua solidariedade com os povos do mundo e a humildade que o caracterizou ao longo de sua vida.
No ano do seu centenário, muitas atividades também serão realizadas em sua homenagem; no entanto, a tarefa mais importante desde a fundação do centro é a criação das Obras Selecionadas de Fidel Castro.
A União de Escritores e Artistas de Cuba (UNEAC) também fez eco à data e reservou o espaço La Tertulia para a próxima quarta-feira (13), com a presença do intelectual e presidente da Casa de las Américas, Abel Prieto, e do advogado, historiador e ensaísta Ernesto Limia.
Enquanto isso, o Memorial José Martí sediará a abertura da exposição individual de Alex Castro Soto del Valle, "Toda a Glória do Mundo", nesta segunda-feira (11). Dedicada ao Comandante em Chefe, a exposição fotográfica recria Fidel através dos olhos íntimos do artista.
Em meio a questionamentos e incompreensões, em Cuba e em outros lugares, o legado de Fidel é honrado e celebrado com a mesma força com que suas palavras permeiam a humanidade, em uma história que não pode ser esquecida.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: