Nathalia Urban por Milenna Saraiva

Esta seção é dedicada à memória da jornalista Nathalia Urban, internacionalista e pioneira do Sul Global

Nathalia Urban
HOME > Sul Global

Um ano sem Nathalia Urban: inspiração eterna para o Sul Global

Jornalista e militante internacionalista, ela partiu precocemente, mas deixou um legado de amor pela Humanidade e luta pela paz mundial

Nathalia Urban, retratada pelos chargistas do 247 (Foto: Aroeira e Nando Motta)

247 – Um ano depois da despedida precoce da jornalista Nathalia Urban, a família 247 e tantas vozes do jornalismo e da militância internacionalista se reúnem para homenageá-la e reafirmar o que ela nos ensinou: a notícia pode ser trincheira, ternura e resistência ao mesmo tempo. Nathália foi uma das grandes vozes em defesa da Palestina, da América Latina, da África e de todos os povos oprimidos pelo colonialismo. A seguir, depoimentos de jornalistas, amigos e admiradores desta mulher corajosa que ainda inspira nossa prática diária.

“Nathalia, presente”: o compromisso cotidiano que virou legado

Leonardo Attuch

“Nathalia era a primeira pessoa com quem eu falava todas as manhãs, no Bom Dia 247. Aprendi muito com ela. Foi Nathalia quem, pela primeira vez, me falou sobre o Sul Global, conceito fundamental que expressa a luta por um mundo mais justo e multipolar… No Brasil 247, decidimos que, a partir de hoje, todas as matérias publicadas na seção Sul Global serão dedicadas à sua memória.”

Brian Mier

“É um prazer estar aqui hoje falando sobre minha amiga Natália Urban, com quem coapresentei por cinco anos o programa Globalistas… Natália identificou Musk como um perigo crescente no mundo, há quatro anos… Natália foi a jornalista que mais colaborou [no Brasilwire]… escreveu mais de 25 matérias… Ela fez ainda uma contribuição importante ao obter documentos do governo britânico… Outra contribuição… foi o trabalho em defesa das trabalhadoras do sexo na ONG National Ugly Mugs… Viva Natália Urban. Natália Urban, presente!”

Dhayane Santos
“Sua inquietação revolucionária, a coragem de questionar o poder e a entrega ao jornalismo progressista independente… Hoje, mais do que saudade, o que fica é a responsabilidade de continuar o caminho que Nathalia abriu… Com admiração e emoção, Nathalia vive!”

Florestan Fernandes Jr

"A primeira vez que vi a Natália Urban foi no Bom Dia 247, no bloco de Internacional. Estava ali aquela moça inteligente, bonita, alegre, culta e extremamente bem informada, ao lado do Zé Reinaldo e do Leonardo Attuch... Eu sinto muita falta dela. Nós todos aqui no 247 sentimos muita falta dela como profissional e, principalmente, como ser humano. Ela era um ser humano muito diferenciado... Falar da Natália é falar também um pouco da minha história. Não só no 247, mas também da relação que ela teve comigo e com a minha família. Fica aqui a minha homenagem e a minha saudade."

Regina Zappa

“Passou por nossas vidas como uma centelha que deixou um rastro de conhecimento e paixão… Sentimos muito a sua falta, mas somos gratos ao seu trabalho que contribuiu para engrandecer nosso canal.”

Hildegard Angel

“O legado de Nathalia Urban ecoa como o de uma jornalista destemida, que não se calou diante da injustiça; sua morte reforça a urgência de manter viva a chama da verdade.”

Aquiles Lins
“Natália Urban… foi uma referência… popularizou na comunidade do 247 o termo Sul Global… Seu legado deve seguir inspirando os princípios editoriais do Brasil 247… Viva a memória de Nathália Urban.”

Joaquim de Carvalho

“Nathalia Urban era uma jornalista com a ideia de seu tempo… Corajosa, determinada, não fazia concessões… Jornalista íntegra, que acreditava no poder revolucionário da informação… Pessoas que se dedicam a uma causa, como ela, são imortais. Ninguém deterá a primavera que ela ajudou a semear.”

Mario Vitor Santos

“A falta da Nathalia no 247 é irreparável… tinha a coragem e o compromisso de testemunhar e esmiuçar [injustiças]… com uma eloquência que nos impelia imediatamente a querer… fazer algo.”

Denise Assis
“A cada notícia sobre Gaza… a lembrança de Natália está ali… Natália era voz… Natália era movida à indignação e emoção… Que de onde ela esteja… possa nos ver vencendo algumas batalhas da luta que lutamos juntas.”

Dafne Ashton

“Sua trajetória sempre foi mais do que jornalismo; era uma prática política constante… Aprender com ela significou entender que a fragilidade e a força… são partes de um mesmo todo… Nathalia, sua luz continua a nos guiar.”

Zé Reinaldo
“Jornalista… e militante internacionalista… cobria as lutas dos povos oprimidos… Neste momento de genocídio… a Natália estaria aqui como a voz mais altiva… Eterna glória à memória de Natália Urban.”

Lejeune Mirhan

“Uma mulher das mais combativas… Falava com ela amiúde… Conversamos sobre Ibn Khaldun… Conheço poucas mulheres com o seu nível intelectual… Nathália, você está presente!”

Aroeira

“Sei que ela era uma jornalista atenta… Muito lúcida, muito consciente do papel da imprensa.”

Miguel Paiva

“Foi também o silêncio de uma voz jornalística, investigativa e talentosa… Nathalia está fazendo muita falta… Descobriremos por ela em sua homenagem.”

Paulo Emílio

“Eu achava interessante quando ela abria aquele sorrisão, jogava os cabelos para trás… Profissionalmente, maravilhosa… uma amiga de verdade.”

Lais Gouveia
“Natália faz uma falta tremenda… pouquíssimos profissionais… escolhem lutar em defesa de povos historicamente negligenciados… você sempre fará falta em nossos corações e também no jornalismo mundial.”

Guilherme Paladino

“O legado de Nathalia é monumental… ela foi um farol de resistência… Enquanto houver jornalismo que genuinamente se preocupe com as pessoas, ela será lembrada e reverenciada.”

Sara Goes

“Ficaram suspensas as palavras não ditas… Escrever… tornou-se também uma forma de continuar a caminhada que ela deixou inacabada… sua ausência jamais significará esquecimento.”

Ricardo Neggo Tom
“Se eu tivesse que resumir a sua existência numa só palavra, eu escolheria humanidade… Nathalia ainda está aqui, e precisa permanecer, com o seu legado de resistência através do conhecimento.”

Andrea Trus

“Ela trouxe jornalismo com ativismo… um olhar latino-americano… O legado dela está aí e permanece… Natália presente sempre.”

Sara York

“Ao assistir ao espetáculo, não posso deixar de lembrar que, há um ano, nos despedimos de Natália Urban… ela deixou tantas formas de nos mostrar que a vida continua pulsando.”

Carol Proner

“Uma das perdas mais importantes… Todos os dias eu tinha o prazer de ouvi-la no 247… Natália me ensinou muita coisa… Seguimos em frente com as lições que ela nos deixou.”

Ualid Rabah
“Desde o primeiro segundo da matança indiscriminada na Faixa de Gaza, Natália Urban imediatamente identificou como genocídio… Teve coragem e decisão… Natália Urban vive entre os palestinos e entre todos aqueles que querem um mundo melhor.”

Marcia Tiburi

“O seu falecimento foi um choque… Ela era uma jovem mulher, uma promessa gigantesca de futuro… que o nosso trabalho possa, ao menos, fazer justiça à sua memória.”

James Onnig

“Ela deixou um legado fantástico de luta… É disso que nós precisamos: desse exemplo em que nos inspiramos… As lembranças da Natália sempre vão estar associadas à luta.”

Marcelo Uchoa
“Quanta falta faz a Natália para nos ensinar… Participei do Veias Abertas… Nathalia era esperança… que teríamos mais presidentes como Lula… A sua luta não foi em vão. Nathalia Urban, presente.”

Nathalia Urban nos apresentou, todos os dias, o mapa da dignidade: a América Latina insurgente, a Palestina resistente, as mulheres e imigrantes em luta, as trabalhadoras do sexo defendidas contra o estigma, a crítica sem medo aos poderes do Vale do Silício e do imperialismo. A sua voz segue como bússola de um jornalismo que não abdica da humanidade — e, por isso mesmo, é capaz de mover corações e histórias.

Que cada texto publicado na seção Sul Global traga, a partir de hoje, a sua assinatura invisível. Que cada denúncia se lembre da sua coragem. E que cada gesto de solidariedade carregue, como palavra de ordem, aquilo que atravessa todos os depoimentos acima. 

Nathalia Urban, presente.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...