Nathalia Urban por Milenna Saraiva

Esta seção é dedicada à memória da jornalista Nathalia Urban, internacionalista e pioneira do Sul Global

Nathalia Urban
HOME > Sul Global

“Temos muito em comum e precisamos nos aproximar”, diz embaixador indiano

Dinesh Bhatia destacou afinidades entre as duas nações e propôs ampliar parcerias em energia, inovação e turismo

Dinesh Bhatia, embaixador da Índia no Brasil (Foto: Divulgação)

247 – Durante a abertura do LIDE Brazil India Forum, realizada na Índia, o embaixador da Índia no Brasil, Dinesh Bhatia, enviou uma mensagem gravada em que celebrou a proximidade cultural e estratégica entre os dois países. O vídeo foi divulgado no canal do LIDE no YouTube, com o título “Brasil e Índia são semelhantes. Temos que estimular mais operações”.

Brasil e Índia pensam do mesmo jeito”, afirmou Bhatia logo no início da fala. “Somos países muito grandes, que querem atingir seu maior potencial e obter reconhecimento, considerando todos os aspectos importantes.”

Afinidades estratégicas e culturais

O embaixador destacou que os dois países compartilham valores fundamentais, como a crença no trabalho e na independência nacional. “Nós acreditamos em trabalho, e isso se reflete nas pessoas. Somos países independentes, que querem se expressar. Sabemos conversar, e isso temos em comum.”

Apesar de reconhecer diferenças, como a maior densidade populacional da Índia, Bhatia reforçou que ambas as nações têm um papel relevante no cenário global e estão focadas em desenvolver setores como energia, mineração e recursos naturais.

Visita diplomática e nova fase da relação

Ele mencionou como marco importante da relação bilateral a visita do primeiro-ministro da Índia a Brasília, em 8 de julho. “Essa visita, depois de muitos anos, foi uma oportunidade para tratarmos de temas importantes com o presidente Lula. Discutimos questões centrais e estamos reforçando uma parceria que já superou 2 bilhões de dólares”, declarou.

Segundo Bhatia, esse número pode crescer ainda mais com o fortalecimento de ações conjuntas. “Temos que continuar melhorando e ter uma conexão que nos permita aprender uns com os outros, trabalhando juntos”, afirmou.

Energia, inovação e turismo no centro do diálogo

O embaixador destacou a presença crescente de empresas indianas no Brasil e defendeu o avanço de parcerias em áreas estratégicas. “Conversamos, por exemplo, com a Petrobras sobre o setor de óleo e gás. Acreditamos que o Brasil tem muitas partes interessadas e vamos fazer grandes parcerias.”

Ele também defendeu mais investimentos em inovação, tecnologia e troca de experiências entre pessoas. “Foco na conexão entre pessoas e na energia. Essa conexão tem que ser cada vez mais forte.”

Intercâmbio de turistas como ponte cultural

Por fim, Dinesh Bhatia ressaltou a importância de promover o turismo entre os dois países como forma de estreitar os laços culturais e econômicos. “Temos que promover o turismo, a viagem de turismo entre os dois países. Acho que isso vai ser muito importante.”

A fala do embaixador refletiu o espírito do evento: construir uma nova etapa da relação Brasil–Índia baseada em afinidades históricas, respeito mútuo e oportunidades compartilhadas para o desenvolvimento.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...