Modi exalta Lula e promete aprofundar parceria da Índia com o Brasil
Líder indiano agradece visita a Brasília e reforça compromisso com Lula em ampliar laços estratégicos diante das tarifas impostas pelos Estados Unidos
247 – O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, afirmou nesta quinta-feira (7) que está comprometido em aprofundar a parceria estratégica com o Brasil, especialmente em áreas como comércio, energia, tecnologia, defesa e saúde. A declaração foi feita por meio de um post nas redes sociais após conversa telefônica com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Tive uma boa conversa com o presidente Lula. Agradeci por tornar minha visita ao Brasil memorável e significativa. Estamos comprometidos em aprofundar nossa Parceria Estratégica, incluindo comércio, energia, tecnologia, defesa, saúde e muito mais. Uma parceria forte e centrada nas pessoas entre as nações do Sul Global beneficia a todos”, escreveu Modi.
Segundo nota oficial divulgada pelo Palácio do Planalto e publicada no site do governo federal, a ligação entre os dois líderes durou cerca de uma hora e teve como foco uma resposta coordenada às tarifas unilaterais impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afetam duramente tanto o Brasil quanto a Índia. Lula e Modi reiteraram seu compromisso com o multilateralismo e com a defesa de um comércio global mais justo, em oposição às medidas protecionistas promovidas por Washington.
Durante a conversa, os chefes de governo fizeram um balanço positivo da visita oficial de Modi ao Brasil, realizada em 8 de julho, e concordaram em intensificar os esforços bilaterais para reduzir a vulnerabilidade econômica frente a decisões unilaterais. Os dois países vêm coordenando ações para fortalecer o comércio entre nações do Sul Global, com o objetivo de criar alternativas às pressões vindas do eixo Estados Unidos-Europa.
Um dos principais compromissos assumidos durante o diálogo foi a realização de uma visita de Estado do presidente Lula à Índia no início de 2026. Para preparar a viagem, o vice-presidente Geraldo Alckmin liderará uma missão a Nova Déli em outubro, durante a reunião do Mecanismo de Monitoramento de Comércio. A comitiva brasileira contará com a presença de ministros e empresários e terá como foco a ampliação de parcerias em áreas estratégicas como defesa, minerais críticos, inclusão digital, saúde e energias renováveis.
Lula e Modi também reafirmaram a meta de elevar o comércio bilateral para mais de US$ 20 bilhões até 2030. Para isso, concordaram em trabalhar pela ampliação do acordo comercial entre o Mercosul e a Índia, que deverá ganhar novo impulso nos próximos meses. Os dois líderes ainda discutiram o avanço das tecnologias de pagamento digital em seus países, como o sistema brasileiro PIX e o indiano UPI, com vistas a uma futura integração que facilite transações bilaterais.
Outro ponto central da conversa foi a cooperação no âmbito do BRICS. Ambos avaliaram como bem-sucedida a Cúpula realizada recentemente no Brasil e já iniciaram os preparativos para a transição da presidência do bloco, que passará a ser exercida pela Índia. Lula e Modi reiteraram o compromisso de fortalecer o BRICS como um polo alternativo de poder geopolítico e econômico, capaz de promover equilíbrio e justiça nas relações internacionais.
A nova ofensiva diplomática entre Brasil e Índia marca um momento de aproximação estratégica entre as duas maiores economias do Sul Global, em um cenário de tensão comercial com os Estados Unidos sob a presidência de Donald Trump. Diante das tarifas unilaterais impostas por Washington, Brasília e Nova Déli buscam caminhos de cooperação que reduzam a dependência das grandes potências ocidentais e fortaleçam uma aliança baseada na complementaridade econômica, soberania e inclusão social.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: