Índia lançará robô humanóide ao espaço antes de missão tripulada
Vyommitra testará sistemas em microgravidade em voo previsto para dezembro, dentro do programa Gaganyan
247 - A Índia se prepara para um marco inédito em sua corrida espacial: o envio de um robô humanóide ao espaço. De acordo com informações da TV BRICS, o anúncio foi feito pelo diretor da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO), V. Narayanan.
O voo está programado para ocorrer em dezembro e faz parte dos preparativos para a primeira missão tripulada do país, batizada de Gaganyan.
O robô, chamado Vyommitra — junção das palavras sânscritas vyoma (espaço) e mitra (amigo) — possui traços femininos e foi desenvolvido especialmente para executar tarefas de forma autônoma em uma cápsula espacial. Durante a missão, a androide será responsável por verificar todos os principais sistemas da espaçonave, como os dispositivos de suporte à vida e os controles de navegação, em ambiente de microgravidade.
“Após a conclusão de todos os testes, a missão principal tripulada Gaganyan será lançada em março de 2027, conforme anunciado pelo primeiro-ministro Narendra Modi”, declarou Narayanan. Segundo ele, caso o voo de Vyommitra seja bem-sucedido, a ISRO realizará outras duas missões não tripuladas ao longo de 2026, para refinar os sistemas e procedimentos do programa.
O projeto Gaganyan foi oficialmente lançado por Modi em 2018. Desde então, quatro astronautas foram selecionados e passaram por uma etapa inicial de treinamento na Rússia. Atualmente, continuam a formação em território indiano, onde integram o cronograma de desenvolvimento da missão.
Entre os objetivos de longo prazo da Índia no setor espacial, destacam-se planos ambiciosos como o envio da primeira missão tripulada à Lua até 2040, o lançamento de uma estação espacial nacional até 2035 e futuras explorações nos planetas Vênus e Marte.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: