TRF4 julga suspeição de desembargadores da Lava Jato no caso do outdoor da "República de Curitiba"
Sessão ocorrerá na quinta-feira (9)
247 - O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) julga na quinta-feira (9), às 14h, a suspeição dos desembargadores Antônio Bonat, João Pedro Gebran Neto e Gisele Lemke, integrantes da 12ª Turma da Corte. O julgamento, que ocorrerá na sede do tribunal em Florianópolis (SC), trata do caso envolvendo o polêmico outdoor instalado em Curitiba com os dizeres “Bem-vindo à República de Curitiba”, uma referência à Operação Lava Jato.
De acordo com informações divulgadas pela campanha Lawfare Nunca Mais, a suspeição foi pedida contra os magistrados que mantiveram a decisão da 3ª Vara Federal de Curitiba, que havia rejeitado uma ação popular. Essa ação buscava responsabilizar os integrantes da Lava Jato pela instalação do outdoor, visto como um símbolo do poder político e midiático que a operação assumiu durante sua atuação.
Em processos anteriores envolvendo membros da Lava Jato, os mesmos desembargadores haviam se declarado suspeitos para julgar causas relacionadas. No entanto, ao analisarem o recurso da ação popular referente ao outdoor, decidiram participar do julgamento — mudança de postura que levantou questionamentos sobre sua imparcialidade.
Se o TRF4 reconhecer a suspeição dos desembargadores, o processo de apelação será redistribuído e deverá ser julgado por uma nova turma. O caso é considerado emblemático por juristas e movimentos sociais que denunciam o que chamam de “abusos e perseguições judiciais” cometidos no âmbito da Lava Jato.
A convocatória publicada pela campanha Lawfare Nunca Mais chama a sociedade civil a comparecer à Justiça Federal de Florianópolis para acompanhar o julgamento e “fortalecer a luta por justiça”.