HOME > Sudeste

STF confirma proibição de Loterj credenciar bets fora do Rio de Janeiro

Magistrados acolheram o entendimento da Advocacia-Geral da União

STF (Foto: CARLOS ALVES MOURA / STF)

247 – O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para referendar a decisão do ministro André Mendonça que impede a Loteria do Estado do Rio de Janeiro (Loterj) e o estado do Rio de Janeiro de operar jogos eletrônicos e loterias fora do território fluminense. A medida também proíbe o credenciamento de empresas para atuar em outras regiões do país.

O julgamento ocorre no plenário virtual e será encerrado nesta sexta-feira (21). Os magistrados acolheram o entendimento da Advocacia-Geral da União (AGU), que argumenta que a Loterj, ao autorizar empresas a explorarem o serviço nacionalmente, prejudica o pacto federativo e a livre concorrência, assim como desrespeita as normas do Ministério da fazendo e invade a competência da União.

Além de barrar a atuação da Loterj fora do Rio de Janeiro, a liminar de Mendonça, concedida em 2 de janeiro, suspendeu a eficácia da retificação do edital de credenciamento que flexibilizava a fiscalização territorial para exploração de loterias. A autarquia agora deve garantir que as plataformas credenciadas utilizem mecanismos de geolocalização para validar que as apostas sejam feitas exclusivamente dentro do estado. (Com informações de agência Gov.br).

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...