TV 247 logo
      HOME > Sudeste

      PT vê Padilha fortalecido após sanções dos EUA e projeta candidatura à Prefeitura de SP em 2028

      Partido avalia que sanções projetaram o ministro nacionalmente

      Alexandre Padilha (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom - Agência Brasil)
      Otávio Rosso avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O PT avalia que as sanções impostas pelo governo do presidente Donald Trump ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ampliaram sua visibilidade e o fortaleceram politicamente, mas sem alterar os planos imediatos do partido em São Paulo. A apuração é da coluna Painel, da Folha de S.Paulo.

      Segundo dirigentes petistas ouvidos pela coluna, Padilha permanece fora do tabuleiro das disputas majoritárias de 2026 no estado. A leitura interna é que seu projeto mais provável é concorrer à Prefeitura de São Paulo em 2028, capital onde o partido pretende reorganizar palanques e ampliar presença institucional.

      2026: escassez de nomes e Haddad como prioridade

      O PT enfrenta hoje um déficit de quadros com competitividade para as duas vagas ao Senado e para o governo paulista em 2026. Mesmo diante desse cenário, a preferência segue sendo pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, como opção prioritária a uma dessas candidaturas. Ele, porém, resiste a deixar o governo em abril do ano que vem para entrar na corrida eleitoral.

      Padilha fica no governo até o fim do mandato de Lula

      Padilha, que chegou a ser cogitado anteriormente para a eleição estadual, deve seguir no comando do Ministério da Saúde até dezembro de 2026, encerramento do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A aposta no entorno do ministro é que, em um eventual segundo mandato de Lula, ele será mantido no governo.

      Sanções dos EUA geram solidariedade e reações

      O anúncio dos Estados Unidos, atribuindo as sanções à participação de Padilha na criação do Mais Médicos, desencadeou um movimento público de solidariedade ao ministro. Até ex-ministros do governo Michel Temer criticaram a medida. Por meio de sua assessoria, Padilha afirmou que seguirá “focado até o final do mandato de Lula, em dezembro de 2026” em suas funções à frente da Saúde.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Vote agora no Brasil 247 no iBest 2025

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...