TV 247 logo
      HOME > Sudeste

      Empresário preso por matar gari em BH relata "situação constrangedora" na prisão e diz conhecer secretário de Zema

      René da Silva Nogueira Júnior afirma ter sofrido abordagem hostil no Ceresp Gameleira, reclama de fotos e relata ter dormido no chão

      Renê da Silva Nogueira Júnior (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O empresário René da Silva Nogueira Júnior, preso por suspeita de matar o gari Laudemir de Souza Fernandes durante uma discussão de trânsito em Belo Horizonte, afirmou em audiência de custódia ter passado por uma “situação constrangedora” ao chegar ao Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) Gameleira. Segundo ele, agentes teriam feito comentários ofensivos sobre o crime e exigido que se agachasse repetidas vezes, informa o jornal O Globo.

      Durante o depoimento ao juiz Leonardo Vieira Rocha Damasceno, René disse que pretende relatar o caso ao secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco, do governo de Romeu Zema: “Eu conheço o [Rogério] Greco e vou falar com ele depois que eu sair daqui, por causa disso”. O empresário também declarou ter sido fotografado sob custódia e que dormiu “no chão”. O magistrado determinou que a unidade prisional forneça colchão, garanta atendimento médico e medicamentoso, se necessário, e proíba registros fotográficos do detento.

      Decisão judicial e fundamentos da prisão preventiva

      O juiz Damasceno manteve a prisão em regime preventivo, atendendo a pedido do Ministério Público, e negou o relaxamento solicitado pela defesa. Segundo a decisão, havia “diversos elementos que fundamentam a legalidade” do flagrante, como a perseguição contínua do suspeito após o crime, com uso de câmeras, relatos de testemunhas e identificação da placa do carro. As testemunhas teriam reconhecido o empresário imediatamente, com base em suas características físicas — “claro, alto, forte” — compatíveis com as descrições iniciais.

      O magistrado destacou que o crime foi cometido por motivo fútil, em plena luz do dia, contra um trabalhador que realizava um serviço essencial, o que representaria risco à ordem pública caso o acusado fosse liberado.

      Dinâmica do crime segundo a investigação

      O homicídio ocorreu na manhã de segunda-feira (11), no bairro Vista Alegre, região Oeste de Belo Horizonte. Testemunhas relataram que René se irritou com a breve retenção causada por um caminhão de coleta de lixo, ameaçou a motorista, manobrou o carregador da arma e disparou contra o gari Laudemir, atingindo-o no peito. A vítima foi levada ao Hospital Santa Rita, em Contagem, mas não resistiu.

      Após o crime, de acordo com a Polícia Civil, o empresário foi para casa, passeou com os cães e seguiu para uma academia, onde foi abordado e preso. Durante buscas autorizadas pela esposa, a delegada Ana Paula Lamego Balbino Nogueira, os policiais apreenderam uma pistola calibre .380, compatível com as munições encontradas na cena. A Corregedoria da corporação abriu investigação para apurar se o suspeito teve acesso à arma dela e se ela tinha conhecimento do crime. Em depoimento, a delegada negou qualquer envolvimento.

      Acusações e próximos passos

      René da Silva Nogueira Júnior vai responder por ameaça e homicídio qualificado por motivo fútil e recurso que dificultou a defesa da vítima. O caso segue sob investigação da Polícia Civil, que aguarda perícia para confirmar se a arma apreendida foi usada no crime. A empresa terceirizada para a qual a vítima trabalhava, a Localix Serviços Ambientais, classificou o caso como “violência injustificável” e lamentou a perda. O prefeito de Belo Horizonte também manifestou solidariedade à família do gari.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...