TV 247 logo
      HOME > Brasília

      Lula convoca lideranças do PT e ministros para discutir relação com o Congresso

      Presidente se reúne com ministros e líderes do PT para fortalecer articulação política no Congresso e debater alianças para 2026

      Lula em entrevista ao Jornal Nacional, da Globo - 10/07/2025 (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
      Otávio Rosso avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou para esta quinta-feira (28) uma reunião com ministros e líderes do PT, com o objetivo de discutir a relação do Palácio do Planalto com o Congresso Nacional. O encontro, que ocorrerá no Palácio da Alvorada, às 18h30, contará também com a presença do novo presidente do PT, Edinho Silva. Segundo a CNN Brasil, a reunião faz parte de uma série de ações para dar continuidade ao estreitamento de laços entre o Executivo e as siglas aliadas.

      Este movimento já vinha sendo planejado por Lula, que reconheceu a importância de manter um diálogo constante com os aliados no Congresso, especialmente em um momento em que o governo precisa garantir apoio político para suas ações. Nos últimos dias, o presidente tem mantido uma agenda intensa de reuniões com representantes de partidos que integram sua base de apoio. Entre as siglas que já foram ouvidas estão o Republicanos, União Brasil, PSD e MDB.

      A ideia dessas conversas é fortalecer a articulação política do governo, que se intensificou após a derrota do Planalto na disputa pelo comando da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, um revés significativo para a gestão de Lula. A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, tem sido uma das principais responsáveis por essas reuniões e articulações no Congresso. 

      Além disso, na quarta-feira (27), o PT organizou um almoço em Brasília, reunindo lideranças de partidos de centro-esquerda, como PV, PSOL, PCdoB, PDT e PSB, para discutir possíveis alianças eleitorais para o futuro. A medida reforça o interesse do partido em consolidar uma base mais ampla de apoio político, visando não apenas a governabilidade no presente, mas também a construção de uma plataforma competitiva para as próximas eleições presidenciais.

      Relacionados

      Carregando anúncios...