Foragido, blogueiro Allan dos Santos participa de audiência mesmo após Câmara negar depoimento
A oitiva foi realizada pela Subcomissão de Fiscalização e Direitos dos Presos pelos atos golpistas
247 - O blogueiro Allan dos Santos participou nesta quarta-feira (27), por chamada de vídeo, de uma audiência pública sobre os atos golpistas do 8 de janeiro de 2023. O bolsonarista prestou depoimento mesmo após a Câmara dos Deputados afirmar que ele não seria ouvido. A audiência foi realizada pela Subcomissão de Fiscalização e Direitos dos Presos do 8 de Janeiro.
O influenciador está foragido desde 2021, quando o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes decretou a prisão preventiva do blogueiro na investigação sobre um esquema de produção e divulgação de notícias falsas.
O colegiado é ligado à Comissão de Segurança Pública da Câmara e foi criado para investigar supostas denúncias de violações de direitos humanos nos processos judiciais sobre os atos golpistas.
A Câmara informou que retirou os nomes de Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio para "análise jurídica". Os dois são foragidos. A assessoria da Casa havia dito que eles não seriam ouvidos.
Eustáquio é considerado foragido do Brasil por duas ordens de prisão determinadas por Moraes, por ameaça, corrupção de menores e tentativa de abolição do Estado Democrático pelos atos golpistas. Ele fugiu para três países - Paraguai, Argentina e depois foi para a Espanha.