Foragido, Allan dos Santos afirma que 'Bolsonaro precisa ir para a embaixada dos EUA' (vídeo)
O ex-mandatário está proibido pelo STF de acessar ou se aproximar de locais ligados à diplomacia internacional como embaixadas e consulados
247 - Foragido desde 2021, o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos defendeu que Jair Bolsonaro (PL) vá para a embaixada dos Estados Unidos no Brasil, para evitar uma iminente prisão. Mas, de acordo com uma das medidas cautelares anunciadas pelo Supremo Tribunal Federal, o ex-mandatário, réu no inquérito da trama golpista, está proibido de acessar ou se aproximar de locais ligados à diplomacia internacional, como embaixadas e consulados, e de estabelecer qualquer comunicação com embaixadores ou representantes estrangeiros.
“Bolsonaro precisa ir para a embaixada dos Estados Unidos. Eu sei que Bolsonaro não quer isso, ele não quer sair dessa situação, ele quer sofrer todas as consequências, mas nós precisamos de Bolsonaro vivo”, afirmou o youtuber durante uma live da revista Timeline.
“Vá para a embaixada dos Estados Unidos imediatamente. Nós já estamos em guerra — é uma guerra de quinta geração, é uma guerra diferente, mas é guerra, não é figura de linguagem. Vá para a embaixada dos Estados Unidos imediatamente”, complementou.
O blogueiro está foragido desde 2021, quando teve a prisão preventiva decretada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes no inquérito das fake news, que investiga grupos criminosos responsáveis pela divulgação de notícias falsas contra opositores do bolsonarismo.
Na investigação da trama golpista, o magistrado da Corte adotou outras medidas cautelares contra Bolsonaro, além de impedi-lo de acessar ou se aproximar de lugares que pertencem à diplomacia internacional. Investigadores apuram risco de fuga e obstrução judicial, que motivaram as novas determinações anunciadas pelo STF.
Entre as sanções impostas está a proibição total do uso de redes sociais, tanto por iniciativa própria quanto por meio de terceiros. Bolsonaro também foi colocado sob restrição de circulação: deverá permanecer em sua residência todas as noites, das 19h às 6h, durante os dias de semana, e em tempo integral nos finais de semana e feriados.
A Polícia Federal investiga possível obstrução da Justiça por parte de Bolsonaro, em razão de suas articulações com o governo do presidente norte-americano, Donald Trump. Neste mês, o chefe da Casa Branca anunciou a imposição de tarifas de 50% sobre as exportações brasileiras e utilizou o processo judicial envolvendo Bolsonaro como argumento para justificar o início de uma ofensiva tarifária. Os Estados Unidos abriram uma investigação comercial contra o Brasil.
Em resposta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou duramente a medida adotada por Washington e declarou que o Brasil tomará providências com base na Lei de Reciprocidade Econômica.
Essa legislação concede ao governo brasileiro o direito de reagir a decisões unilaterais de outras nações que afetem negativamente a competitividade do setor produtivo nacional, autorizando, por exemplo, a rescisão de tratados comerciais, a imposição de restrições a investimentos estrangeiros e a suspensão de compromissos relacionados à propriedade intelectual.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: