TV 247 logo
      HOME > Brasília

      Defesa de Mauro Cid pede pena máxima de 2 anos no inquérito da trama golpista

      A PGR descartou um possível perdão judicial ao tenente-coronel, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro

      Mauro Cid (Foto: Gustavo Moreno / STF)
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), pediu uma pena máxima de dois anos de prisão. O militar e o ex-mandatário estão entre os 31 réus no inquérito da trama golpista conduzido pelo Supremo Tribunal Federal. A Procuradoria-Geral da República descartou um possível perdão judicial de Cid e também afastou a hipótese de uma possível conversão da pena de prisão em uma pena restritiva de direitos.

      "Diante do comportamento contraditório, marcado por omissões e resistência ao cumprimento integral das obrigações pactuadas, entende-se que a redução da pena deva ser fixada em patamar mínimo. O Ministério Público sugere, na esteira dessa construção, a redução de 1/3 da pena imposta pela prática criminosa como benefício premial decorrente de sua colaboração", afirmou a PGR, de acordo com o Portal Uol.

      A Procuradoria também pontuou que o militar não terá conversão da pena de prisão em outra punição para restringir direitos. "Esses benefícios exigem colaboração efetiva, integral e pautada pela boa-fé, requisitos não plenamente evidenciados no presente caso”.

      No STF, Mauro Cid é acusado de cinco crimes - golpe, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

      O Supremo homologou em 2023 um acordo de delação que previa perdão judicial ou prisão de até dois anos. Investigadores também podem devolver bens e valores apreendidos; extensão dos benefícios para pai, esposa e filha; proteção da Polícia Federal para si e para outros familiares do tenente-coronel. 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...