Confira o passo a passo para eventual extradição de Carla Zambelli
A Justiça italiana é que dará a palavra final sobre o caso
247 - O processo de extradição de Carla Zambelli (PL-SP) pode levar de um ano e meio a dois anos. Duas instâncias - Corte de Apelação de Roma e Corte de Cassação - analisam o caso da ex-parlamentar, que fugiu do Brasil no mês de junho após ser condenada a dez anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal na investigação sobre tentativa de invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Em uma decisão de natureza política, a Justiça italiana é que dará a palavra final sobre o caso da bolsonarista, deputado federal licenciada. Conforme destacou reportagem de Rodrigo Chagas, no Brasil de Fato, o Ministério da Justiça da Itália decidirá se aceita ou não dar continuidade ao pedido formal de extradição feito pelo Brasil.
Caso a pasta autorize, a Corte de Apelação de Roma analisará o caso. Essa corte pode ser acionada pelas duas partes, o que pode prolongar o desfecho do processo por meses ou até anos. A advogada Tânia Mandarino, integrante do Coletivo Advogadas e Advogados pela Democracia (Caad), também comentou sobre o tema. “Se for para a Corte de Apelação, não vai ser no governo Lula que vamos ter uma decisão. A decisão final cabe ao governo italiano, através do seu Ministério da Justiça,”.
Em outro cenário jurídico, Zambelli pode ser favorecida. Os crimes pelos quais a deputada licenciada foi condenada são recentes e não têm correspondência clara no código penal italiano, a Justiça local pode requalificá-los como falsidade ideológica – crime com pena mais branda, o que enfraqueceria o argumento para uma extradição.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: