HOME > Poder

Lula saúda posse de Fachin no STF e exalta gestão de Barroso

Chefe do Executivo celebrou no X a nova presidência da Corte e destacou a importância da independência do STF e da preservação da democracia brasileira

Lula na cerimônia de posse de Edson Fachin e Alexandre de Moraes na presidência e vice-presidência do STF (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais, na noite desta segunda-feira (29), para comentar a cerimônia de posse do ministro Edson Fachin como novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Em publicação no X (antigo Twitter), Lula desejou que a gestão de Fachin seja marcada pelo “compromisso permanente do STF com a Constituição, a democracia e os direitos de todos os brasileiros” e ressaltou a importância de fortalecer a independência da Corte e a confiança da sociedade nas instituições.

“Hoje acompanhei a cerimônia de posse dos ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes, que assumiram a presidência e vice-presidência do Supremo Tribunal Federal. Desejo ao ministro Fachin uma gestão marcada pelo compromisso permanente do STF com a Constituição, a democracia e os direitos de todos os brasileiros”, escreveu o presidente.

Lula também fez questão de elogiar o trabalho do ministro Luís Roberto Barroso, que encerrou seu mandato de dois anos à frente da Corte. Segundo o petista, Barroso conduziu o STF com “firmeza e serenidade” em um período de grandes desafios, preservando a independência do tribunal e contribuindo para o fortalecimento da democracia brasileira.

A posse de Edson Fachin ocorreu nesta segunda-feira, em Brasília, e contou com a presença de Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin, dos presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP), além de outras autoridades. Fachin cumprirá mandato de dois anos, até 2027, tendo Alexandre de Moraes como vice-presidente.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...