HOME > Negócios

Alckmin inaugura escritório da Embraer na Índia

Vice-presidente anuncia acordo com Mahindra para produção do cargueiro militar C-390 na Índia

Marcelo Damasceno ,José Múcio , Kenneth Haczynski (embaixador do Brasil na Índia), Geraldo Alckmin, Bosco da Costa Junior (presidente da Embraer Defesa & Segurança) e Shri Naidu (ministro da Aviação Civil da Índia): aposta na parceria (Foto: Virendra Singh / Secom / PR)

247 - O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, inaugurou nesta sexta-feira (17) o novo escritório corporativo da Embraer em Nova Délhi, capital da Índia. A medida é vista como um marco no fortalecimento da presença brasileira no país asiático e no avanço da Parceria Estratégica bilateral. As informações são da Secretaria de Comunicação do governo federal.

O evento contou com a presença do ministro da Defesa, José Múcio, do comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno, do ministro da Aviação Civil indiano, Shri Kinjarapu Rammohan Naidu, além do presidente da Embraer Defesa & Segurança, Bosco da Costa Junior, e diplomatas brasileiros. Segundo a Secom, a nova estrutura consolida um plano de longo prazo para ampliar a atuação brasileira no mercado indiano.

Alckmin destaca confiança mútua

Em seu discurso, o vice-presidente ressaltou a importância da expansão da empresa no país asiático. “A inauguração do escritório da Embraer em Nova Délhi é um marco da presença brasileira na Índia e um símbolo da confiança mútua que une nossas duas grandes democracias”, afirmou Alckmin.

Ele também anunciou a assinatura de um acordo estratégico entre a Embraer e a Mahindra Defense Systems para o desenvolvimento e a produção conjunta do cargueiro multimissão C-390 Millennium em território indiano.

Paralelos entre políticas industriais

Alckmin destacou que a parceria reforça os vínculos entre os programas “Make in India”, do governo indiano, e a política de neoindustrialização que orienta a Nova Indústria Brasil. “Assim como o 'Make in India' busca transformar a Índia em polo global de tecnologia e manufatura avançada, o 'Make in Brazil' quer reindustrializar o país com inovação, sustentabilidade e inclusão”, disse o vice-presidente.

Segundo ele, uma eventual aquisição do C-390 pela Força Aérea Indiana representaria um “salto estratégico” para ambos os países, com transferência de tecnologia, geração de empregos e ganhos de soberania.

Cooperação em defesa e aviação

O ministro da Defesa, José Múcio, destacou que a nova estrutura simboliza o fortalecimento da cooperação bilateral. “A abertura desse escritório representa um passo concreto na construção de pontes industriais e tecnológicas, reflete a confiança mútua e o compromisso da Embraer de investir no país, ampliar a equipe local e contribuir com desenvolvimento conjunto em defesa da aviação comercial, executiva e de serviços”, declarou.

O presidente da Embraer Defesa & Segurança, Bosco da Costa Junior, reforçou a confiança no mercado indiano, citando a reputação da empresa em desempenho e confiabilidade de aeronaves.

Perspectivas para o setor aéreo indiano

O ministro da Aviação Civil da Índia, Shri Naidu, ressaltou a expansão do setor no país. “Nos últimos 11 anos, a Índia dobrou a infraestrutura aeroportuária — de 74 para 164 aeroportos — e planeja construir mais 50 nos próximos cinco anos”, disse.

Segundo ele, a entrada de 2.200 novas aeronaves nos próximos 20 anos cria uma “oportunidade transformadora” para fabricantes globais como a Embraer. O ministro destacou ainda o programa UDAN, que amplia a conectividade aérea em cidades menores. “Na Índia de hoje, voar não é mais um luxo”, completou.

Acordo de longo prazo

Durante o evento, foi assinado o Acordo de Cooperação Estratégica entre a Embraer Defesa & Segurança e o Grupo Mahindra, voltado ao programa de Aeronaves de Transporte Médio (MTA) da Força Aérea Indiana. O documento expande o memorando de entendimento firmado em 2024 e prevê comercialização conjunta, industrialização e a consolidação da Índia como centro de produção e suporte do C-390 Millennium.

Artigos Relacionados