Zelensky sinaliza que aceitará discussões sobre ceder território à Rússia
Questões territoriais podem ser debatidas em formato trilateral, disse o líder ucraniano na Casa Branca
247 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (18) a líderes europeus sobre a importância de discutir a possibilidade de trocas de territórios entre a Ucrânia e a Rússia.
“Também precisamos discutir as possíveis trocas de território, levando em consideração a atual linha de contato”, disse Trump durante a reunião ampliada na Casa Branca.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta segunda que as questões territoriais serão debatidas em uma reunião trilateral.
“Todas essas questões sensíveis, territoriais e afins, discutiremos no nível dos líderes durante uma reunião trilateral”, disse Zelensky em encontro com o presidente dos EUA e líderes europeus na Casa Branca.
Zelensky acrescentou ainda que Trump tentaria organizar a reunião trilateral.
Ele qualificou como “muito boas” as conversas com o presidente dos EUA, afirmando que Washington deu sinais de estar pronto para fornecer garantias de segurança à Ucrânia.
“Acho que tivemos uma conversa muito boa com o presidente Trump. E realmente foi a melhor. Desculpe, talvez a melhor ainda venha no futuro”, disse Zelensky durante a reunião com Trump e líderes europeus na Casa Branca, acrescentando que os EUA deram sinais de disposição para oferecer garantias de segurança à Ucrânia.
Mais cedo, nesta segunda-feira, Zelensky chegou à Casa Branca para se reunir com Donald Trump e discutir formas de resolver o conflito na Ucrânia. Após o encontro, os dois líderes serão acompanhados por líderes europeus que também foram à Casa Branca para demonstrar apoio a Zelenskyy, incluindo o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. (Com informações da Sputnik).