Zelensky contesta anúncio russo de vitória em Kursk e apela por mais pressão internacional
Presidente ucraniano acusa Moscou de usar "truques de propaganda"
247 - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou neste domingo (27) que as tropas ucranianas continuam combatendo nas regiões russas de Kursk e Belgorod, apesar da declaração de Moscou de que teria "libertado totalmente" a área de Kursk. A informação foi publicada pela agência AFP.
"O nosso Exército continua a defender ativamente as áreas designadas nas regiões de Kursk e Belgorod", disse Zelensky em mensagem no Telegram, reconhecendo que a situação em diversos setores da linha de frente segue "difícil".
No sábado (26), o Kremlin havia anunciado a "libertação total" da região de Kursk das forças ucranianas, após a captura da localidade de Gornal, último reduto de resistência de Kiev na fronteira. Horas depois, o Exército ucraniano negou ter recuado, acusando Moscou de usar "truques de propaganda".
Zelensky aproveitou o comunicado para pedir um aumento da pressão internacional contra a Rússia, afirmando que "a situação no front e as ações do exército russo mostram que a pressão atual ainda é insuficiente" para encerrar a guerra.
As declarações de Zelensky ocorreram um dia após ele se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no Vaticano, durante o funeral do Papa Francisco. Segundo Zelensky, o breve encontro foi uma "reunião muito simbólica que tem potencial para se tornar histórica".