HOME > Mundo

Zakharova critica Europa após ataque ucraniano ao consórcio do Cáspio

Porta-voz russa afirma que União Europeia não deve se surpreender caso suas próprias infraestruturas virem alvo

Maria Zakharova, porta-voz da Chancelaria russa (Foto: Chancelaria russa)

247 – A Rússia acusou a Ucrânia de ampliar sua ofensiva contra alvos civis e advertiu a União Europeia de que a escalada poderá atingir também seu território. A declaração foi feita pela porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, em entrevista à agência TASS, após o ataque com drones ao escritório do Caspian Pipeline Consortium (CPC), em Novorossiysk, no Mar Negro.

Zakharova destacou que o ataque não foi apenas contra a Rússia, mas também um recado direto a Bruxelas. “O regime de Kiev está atacando infraestrutura civil, instalações de geração de energia, aeroportos. Este é um sinal para a União Europeia: não deve ser surpresa para eles quando Bankovaya [rua onde fica a presidência ucraniana] começar a aprimorar suas habilidades terroristas cada vez mais, desta vez mirando seus próprios aeródromos, depósitos de petróleo e gasodutos”, declarou.

Escalada perigosa

A ofensiva de quarta-feira atingiu a região central de Novorossiysk, próximo ao Hotel Novorossiysk. Dois civis foram mortos e outros 12 ficaram feridos. O ataque também danificou 20 veículos, sete edifícios residenciais – incluindo prédios de vários andares – e o próprio hotel. Diante do cenário, as autoridades locais decretaram estado de emergência.

O Caspian Pipeline Consortium é uma rota estratégica para o transporte de petróleo do Cazaquistão até o porto russo no Mar Negro, de onde segue para diversos países, inclusive da União Europeia. O bombardeio, portanto, atinge em cheio não apenas a Rússia, mas também a segurança energética do bloco europeu.

Com tom crítico e provocativo, Zakharova alertou que, se a UE continuar apoiando Kiev, não poderá alegar surpresa caso sua própria infraestrutura seja atingida.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...