Vieira relata reunião descontraída e técnica com Marco Rubio nos EUA
Segundo o chanceler brasileiro, o encontro com o secretário de Trump para discutir o tarifaço dos EUA foi "ótima"
247 - O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, após reunião, nesta quinta-feira (16), nos EUA, com o secretário de Estado daquele país, Marco Rubio, relatou que o encontro foi descontraído e focado em aspectos práticos da agenda bilateral, abalada pelo tarifaço, aplicado unilateralmente e por razões políticas por Washington, contra os produtos brasileiros.
Vieira classificou a reunião, em Washington, D.C., como "ótima" e fruto da recente aproximação entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, que desde então passaram a falar da "química" que sentiram um pelo outro.
"Mantive uma ótima reunião aqui em Washington com Rubio e, em seguida, com as equipes da secretaria de Estado, Departamento de Estado, e com o representante comercial dos EUA, o USTR. Essa reunião começou com um encontro bilateral a sós com Rubio, que durou cerca de 20 minutos. Tive uma conversa reservada e muito produtiva, seguida depois de uma reunião mais ampla em que estiveram presentes o representante comercial da Casa Branca, USTR, Jamieson Greer e as equipes do Departamento de Estado e também da Embaixada. Durante todo o encontro, prevaleceu a atitude construtiva e voltada a aspectos práticos da retomada das negociações entre os dois países em sintonia com a boa química e do que foi decidido, sobretudo, no telefonema da semana passada entre o presidente Lula e o presidente Trump", disse Vieira a jornalistas, em declarações posteriormente divulgadas nos canais oficiais do governo federal.
Ele emendou, reforçando o clima de positividade: "o encontro foi muito produtivo, num clima excelente, de descontração e de troca de ideias e posições de forma muito clara, objetiva e com muita disposição para trabalharmos em conjunto para traçarmos uma agenda bilateral de encontros para tratar de temas específicos de comércio".