Vídeo flagra suspeito de assassinar Charlie Kirk fugindo por telhado nos EUA
Imagens mostram homem saltando de cinco metros após ataque que matou o influenciador em universidade de Utah
247 - As autoridades dos Estados Unidos divulgaram na noite desta quinta-feira (11) um vídeo que mostra o suspeito de assassinar o influenciador de extrema-direita Charlie Kirk, morto durante um debate na Universidade do Vale de Utah. As informações são da Folha de S. Paulo.
No vídeo, o homem aparece saltando de um telhado de aproximadamente cinco metros, deixando cair um objeto que logo em seguida recupera, antes de correr e desaparecer da cena. As autoridades apontaram que as roupas do suspeito — boné, calça escura e camiseta preta estampada com bandeira dos EUA, uma águia e as frases “land of the free” e “home of the brave” — coincidem com as fotos divulgadas pelo FBI horas antes.
Detalhes da investigação
De acordo com as imagens, o suspeito carregava uma mochila aparentemente cheia, embora não fosse possível identificar armas em suas mãos. A polícia ainda busca pelo atirador, responsável por atingir Kirk com um disparo no pescoço cerca de 20 minutos após o início de sua participação no evento universitário.
Mais cedo, o FBI havia confirmado a apreensão de uma arma que pode ter sido utilizada no ataque. “Hoje encontramos o que acreditamos ser a arma usada. É uma bolt action rifle [fuzil de ferrolho]. Foi encontrada em uma área de mata. Os investigadores também coletaram impressões digitais”, afirmou o agente especial Robert Bohls.
Contradições e recuos oficiais
Inicialmente, o diretor do FBI, Kash Patel, chegou a anunciar a prisão do atirador, agradecendo a cooperação das autoridades locais. Poucas horas depois, no entanto, recuou e admitiu que o suspeito detido havia sido liberado após interrogatório. O governador republicano Spencer Cox também comentou a situação, confirmando que “uma pessoa suspeita” chegou a ser detida, mas reforçou que o agressor agiu sozinho.
A dinâmica do ataque
Segundo a porta-voz da universidade, Ellen Treanor, os tiros foram disparados de um prédio a cerca de 180 metros do palco onde Charlie Kirk falava a uma plateia estimada em 3 mil pessoas. Imagens que circularam nas redes sociais registraram o momento em que o influenciador leva a mão ao pescoço, já sangrando intensamente, enquanto parte do público entra em pânico e foge do local.