TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Ucrânia propõe nova rodada de negociações com a Rússia na próxima semana

      Zelensky pede aceleração das tratativas por um cessar-fogo enquanto Trump ameaça endurecer sanções contra a Rússia caso não haja acordo em 50 dias

      O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, fala durante uma entrevista à Reuters, em meio ao ataque da Rússia à Ucrânia, em Kiev, Ucrânia, em 20 de maio de 2024 (Foto: REUTERS/Gleb Garanich)

      247 - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou neste sábado (19) o envio de uma nova proposta à Rússia para a realização de mais uma rodada de negociações de paz na próxima semana. Em discurso à nação, Zelensky afirmou que é necessário intensificar os esforços diplomáticos para alcançar um cessar-fogo após mais de três anos de conflito.

      “Tudo deve ser feito para alcançar um cessar-fogo”, declarou o presidente ucraniano, em um apelo direto à Rússia. “O lado russo deve parar de se esconder das decisões”, acrescentou, cobrando uma postura mais efetiva de Moscou.

      Zelensky confirmou que a oferta foi enviada por Rustem Umerov, que liderou a delegação ucraniana nas negociações anteriores em Istambul. Umerov, ex-ministro da Defesa, foi recentemente nomeado chefe do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia, com a missão de reforçar a frente diplomática.

      Nos últimos cinco meses, Ucrânia e Rússia participaram de duas rodadas de diálogo na Turquia. Embora tenham alcançado acordos pontuais sobre a troca de prisioneiros, as conversas não resultaram em avanços significativos para encerrar o conflito iniciado com a invasão russa em fevereiro de 2022.

      Do lado russo, Moscou tem reiterado publicamente sua disposição para novas negociações.

      O contexto internacional também pressiona por avanços. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elevou o tom contra o Kremlin nas últimas semanas, diante do recrudescimento dos bombardeios russos sobre áreas civis ucranianas. Em um aviso contundente, Trump ameaçou impor sanções ainda mais severas a Moscou caso não seja firmado um acordo de paz dentro de um prazo de 50 dias.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...