Trump envia carta a Bolsonaro e volta a pressionar o Brasil: "julgamento precisa parar imediatamente"
Para o político da extrema-direita norte-americana, Jair Bolsonaro é vítima de um "sistema injusto"
247 - O presidente norte-americano, Donald Trump, voltou a pressionar o Brasil e enviou uma carta a Jair Bolsonaro (PL), dizendo que o aliado é alvo de "ataques" de um "sistema injusto".
"Este julgamento precisa parar imediatamente", afirmou via rede social Truth Social, de propriedade do conglomerado econômico de Trump, que fez referência ao inquérito da trama golpista conduzido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O presidente dos EUA tinha enviado uma carta ao presidente Lula no último dia 9 e citou o processo contra Bolsonaro como uma das justificativas para anunciar o tarifaço de 50% sobre as exportações brasileiras.
Na investigação do plano golpista, Bolsonaro é acusado de cinco crimes - organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, deterioração de patrimônio tombado, e dano qualificado pela violência e grave ameaça. As penas máximas para os crimes passam de 30 anos de prisão.
Após Trump anunciar o tarifaço, o Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês) também atendeu a um pedido feito pelo presidente americano e abriu uma investigação comercial contra o Brasil. O governo Lula discute respostas à guerra comercial lançada pelos EUA.
Veja a íntegra da carta enviada por Trump a Bolsonaro:
Ao Honorável
Jair Messias Bolsonaro
38º Presidente da República Federativa do Brasil
Brasília
Prezado Sr. Bolsonaro:
Tenho visto o tratamento terrível que você está recebendo pelas mãos de um sistema injusto voltado contra você. Esse julgamento deve acabar imediatamente! Não me surpreende vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte, que serviu bem ao seu país.
Compartilho seu compromisso de ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — provenientes do governo atual. Tenho manifestado fortemente minha desaprovação tanto publicamente quanto por meio da nossa política tarifária.
É minha sincera esperança que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar os opositores políticos e acabe com esse regime ridículo de censura. Estarei observando de perto.
Sinceramente,
Donald J. Trump
PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: