Trump diz que pode “preparar o terreno” para acordo sobre Ucrânia em encontro com Putin no Alasca
Presidente dos EUA afirma que próxima reunião poderá reunir ele, Putin e Zelensky para discutir solução para o conflito
247 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (15) que, embora não possa negociar diretamente um acordo para encerrar a guerra na Ucrânia, pode “preparar o terreno” para que isso aconteça. A declaração foi feita em entrevista à FOX News, gravada antes de seu encontro com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Anchorage, no Alasca. A informação foi divulgada pela agência russa Sputnik.
“Não cabe a mim negociar um acordo para a Ucrânia, mas certamente posso preparar o terreno para essa negociação. Nosso próximo encontro contará com [o presidente ucraniano Volodymyr] Zelensky, o presidente Putin e, provavelmente, comigo”, disse Trump.
A reunião desta sexta-feira ocorre na Base Conjunta Elmendorf-Richardson, na região norte de Anchorage. De acordo com a Casa Branca, Trump está acompanhado do secretário de Estado, Marco Rubio, e do enviado especial Steve Witkoff. Já a delegação russa inclui o ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, e o assessor do Kremlin, Yuri Ushakov.
O encontro marca mais uma tentativa de aproximação entre Washington e Moscou em meio à guerra que já dura mais de dois anos na Ucrânia. Trump não detalhou quais medidas pretende adotar para criar as condições que possibilitem uma negociação, mas sinalizou que busca envolver diretamente os líderes de Rússia e Ucrânia em um possível diálogo mediado pelos EUA.